Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Saúde: Campanha de prevenção ao câncer de boca em Baixo Guandu

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal, realiza nesta quarta-feira (13) em Baixo Guandu a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca. Todas as unidades de saúde do município estarão a postos com equipes da saúde para realizar atendimentos de prevenção e diagnósticos dos pacientes.

O público alvo da campanha são pessoas fumantes e alcoólicos e adultos com mais de 40 anos. Quem tiver com alguma ferida ou lesão na boca que não cicatriza há mais de duas semanas também deve procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua casa. Os atendimentos começam a partir das 7h30 e vai até às 16h.

Câncer de Boca

O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais frequente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o fumante é também alcoólatra.

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Se você tem mais de 40 anos apoie essa campanha e cuide da sua saúde!

 

Assessoria de Comunicação

Fabiano Damasceno

noticia@pmbg.es.gov.br