Saúde de Baixo Guandu realiza Campanha de Combate às Hepatites Virais

A Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, na última sexta-feira (18), atividades relacionadas à Campanha de Combate às Hepatites Virais. Além da coleta de sangue para o exame e diagnóstico da doença, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e panfletagem, junto aos moradores, nas ruas da cidade.

A ação é para atender melhor à população guanduense e deixar todos bem informados sobre como prevenir a doença, os sintomas, o diagnóstico e tratamento. Cada Unidade de Saúde do município irá receber a campanha, conforme tabela na galera de imagens.

Panfletagem

Os enfermeiros e os agentes comunitários de saúde de Baixo Guandu realizarão panfletagem na Feira Livre, nesta quinta-feira (24), para que os guanduenses conheçam melhor as Hepatites Virais e saibam como se prevenir.

Dia D

Na próxima segunda-feira (28), no Dia Mundial de Combate às Hepatites, a ação de orientação e coleta de sangue será na Avenida Carlos de Medeiros (Rua da Caixa Econômica), das 7h às 10h.

Saiba mais

Em silêncio, a Hepatite Viral pode chegar sem sintomas e levar o paciente a ter um diagnóstico tardio. E com essa evolução das Hepatites B e/ou C, onde muitos não sabem que são portadores, a doença se torna crônica e pode trazer danos mais graves ao fígado, como cirrose e até o câncer.

A Hepatite do tipo B (Vírus B – VHB) é considerada uma doença sexualmente transmissível podendo ser adquirida através de relações sexuais, além de estar presente no leite materno, onde a mãe infectada passa para o bebê (durante a gestação ou amamentação) e no sangue através de transfusão de sangue, uso coletivo de seringas e material de higiene pessoal.

Já a Hepatite C (Vírus C – VHC), segundo a Universidade Federal de São Paulo, tem raríssimos registros de casos de contaminação através de relação sexual.

Prevenção é a chave da boa saúde

– Tomar as doses das vacinas nos postos de saúde
– Usar camisinha em todas as relações sexuais
– Utilizar agulhas descartáveis ou devidamente esterilizadas. Atenção ao fazer tatuagens e colocar piercings.
– Leve seu próprio material quando for à manicure
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar
– Para mulheres: durante a gestação fazer pré-natal e todos os exames.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias / Elaine Zambon / Fabiano Damasceno