Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Saúde lança nova ofensiva para cuidados com a COVID-19: aumento de casos preocupa

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou hoje (22/07) uma nova campanha de conscientização em Baixo Guandu sobre os cuidados preventivos com a disseminação do vírus da COVID-19.

Nos últimos quatro dias (domingo, segunda, terça e hoje) foram registrados 44 novos casos confirmados da doença, um índice bem superior ao que vinha sendo observado no município desde o início da pandemia.

"A população precisa entender que não estamos livres da pandemia. Infelizmente muitas pessoas deixaram de usar máscara e temos observado aglomerações absurdas em determinados pontos da cidade", explicou a secretária de Saúde Terezinha Bolzani.

Os casos de aglomeração são notórios: centenas de pessoas estão há mais de 10 dias em filas gigantes para serviços de cartório, muitos sem distanciamento e sem usar máscara, para conseguir documentação relacionada a uma sentença judicial contra a Samarco.

Os bares estão fechados, mas as aglomerações nas proximidades estão acontecendo; muita gente também se reúne para churrascos e festinhas, visita parentes e esquece que estamos vivendo uma pandemia.

Soma-se a tudo isso o hábito do uso de máscara de proteção, que está sendo deixado de lado por quem anda nas ruas e até por alguns funcionários de casas comerciais.

A partir de amanhã a Secretaria de Saúde inicia uma nova campanha de conscientização, explicando que os cuidados devem ser rigorosamente mantidos.

A campanha vai usar serviço móvel de som nas ruas, programa educativo na rádio, outdoors, jornais, redes sociais e outros meios de conscientizar que a COVID-19 é gravíssima, tudo isso com apoio das equipes de Saúde, Defesa Civil e Polícia Militar.

Baixo Guandu está na classificação de risco moderado de contaminação do vírus, mas pode retornar ao risco alto se a população não ajudar. Somente nas últimas 24 horas, 25 novos casos da doença foram registrados e hoje 15 pacientes residentes em Baixo Guandu estão internados.



As pessoas estão se aglomerando e muitas deixaram de usar máscaras ao sair de casa