Saúde lança programa “Carinho de Mãe”, que vai atender a mais de 90 gestantes no município

A Secretaria Municipal de Saúde lançou na quarta-feita à noite, no auditório do NESF, o Programa “Carinho de Mãe”, que durante um ano vai atender a mais de 90 mulheres gestantes em todo o município de Baixo Guandu.

O lançamento do programa aconteceu no encerramento de uma outra atividade a “Semana do Bebê”, que aconteceu em todo o município. Dezenove mulheres grávidas ou que deram a luz recentemente, receberam no encerramento do programa um KIT com fraldas, lenços umedecidos, shampoo, gaze, álcool, pomada, sabonete, pano de boca e outros materiais úteis aos cuidados com o bebê. Houve ainda uma palestra com a psicóloga Telma.

Já o Programa “Carinho de Mãe” lançado na quarta-feira, está aberto a todas as mulheres grávidas em Baixo Guandu, bastando para isso procurar uma das 14 unidades de Saúde da sede ou interior para fazer a inscrição.

O Programa acompanha a mulher passo a passo na gravidez, com realização de 6 consultas no pré-natal e outra, finalizando o programa, assim que o bebê nascer. Neste período de gestação, as futuras mamães recebem orientações, participam de palestras, tem acompanhamento médico e se prepararam para receber seus bebês com o carinho que a situação requer.

Ao final do programa, as mamães recebem ainda um kit completo para ajudar nos cuidados com o bebê, contendo bolsa, trocador de fraldas, camisa, panos de boca, lenços umedecidos, shampoo, fraldas, cotonetes, termômetro, álcool e gaze.

Segundo a enfermeira chefe da Secretaria Municipal de Saúde, Jordany Fonseca, o programa “Carinho de Mãe” visa exatamente proporcionar às gestantes toda uma preparação para receber o bebê, não só com material de uso diário, mas sobretudo com um pré-natal bem realizado e orientações de cuidados em geral.

“Todas as gestantes de Baixo Guandu estão convidadas a participar, bastando para isso procurar uma Unidade de Saúde, da sede ou interior”, explicou Jordany Fonseca.