Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Saúde realiza neste sábado e domingo mutirão para atendimento dermatológico

A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, com parceria da Igreja de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), realizam neste sábado e domingo (dias 1º e 2 de julho), o Programa de Atendimento Dermatológico (PAD), que visa especialmente a prevenção e o tratamento do câncer de pele.
 
Este programa é realizado em parceria com a Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) e os atendimentos vão acontecer em Baixo Guandu no NESF, que fica localizado na rua Dr. Hugo Lopes Nale, próximo ao hospital.
 
O horário de atendimento será no sábado das 7h30m até as 16 horas e no domingo, das 7h30m ao meio dia. Quatro médicos e 46 acadêmicos de Medicina estarão em Baixo Guandu para atender aos pacientes, além do pessoal de apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Azemar de Carvalho, a expectativa é de atendimento de aproximadamente 400 pacientes nos dois dias do mutirão dermatológico.
 
A equipe da UFES está preparada para  avaliação de caso a caso, com coleta de material para biópsia e também a realização de cirurgias no próprio local de atendimento.
 
Conforme o coordenador da Vigilância, deve procurar o serviço dermatológico, qualquer pessoa que tenha uma lesão de pele. “O objetivo maior do mutirão é prevenir  e diagnosticar o câncer de pele, sendo que o atendimento vai ainda realizar pequenas cirurgias e biópsias quando houver necessidade”, explicou Azemar.
 
No ano passado este mesmo mutirão foi realizado em Baixo Guandu, com atendimento a 350 pessoas. Muitos destes pacientes vão aproveitar agora para fazer a revisão do procedimento realizado em 2016.
 
O município foi inserido no programa em função do grande número de trabalhadores rurais existentes na região e grande parte deles possui pele branca – que é mais suscetível ao câncer através da exposição ao sol. Mas a doença pode atingir a pessoas residentes em áreas urbanas, que também são alvo da campanha.
 
Além da Prefeitura Municipal, estão colaborando com o Programa de Atendimento Dermatológico empresas como o Sicoob, que arcou com as despesas de hospedagem do pessoal da UFES e também a Limpida, que cedeu as barracas que ficarão localizadas no pré atendimento na área externa do NESF.