Secretaria de Educação trabalha o Meio Ambiente em busca da Sustentabilidade

O município de Baixo Guandu, através da Secretaria Municipal de Educação, sempre atuou com a Educação Ambiental, já que esse tema é transversal e todos os dias faz-se necessário defender nossa casa maior, nosso planeta terra.

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – ASCAMARE de Baixo Guandu precisa ser fortalecida, nada mais justo do que buscar parceria com toda comunidade para fazer a separação correta dos nossos resíduos sólidos, evitando enterrar materiais que podem ser transformados em produtos novos e ainda ajudar os membros da associação conquistarem uma renda melhor para manterem suas famílias.

E é nas escolas com a parceria do corpo docente, das ASG’S e dos alunos que esse trabalho de mudança de hábito está sendo feito, pois esperamos que as famílias também se comprometam com esse trabalho tão importante.

A Secretaria de Educação deu formação para as ASG’s de várias escolas, os diretores, pedagogos e professores foram incentivados a desenvolver trabalhos com os alunos dentro do tema sustentabilidade e no começo de junho tivemos uma semana  dedicada com maior ênfase às questões ambientais.

Aproveitamos para dar palestras nas escolas orientando os alunos a levarem a ideia de separar os lixos produzidos em  suas casas em Lixo Seco e Lixo Úmido, colocarem diariamente os lixos úmidos para serem recolhidos pela limpeza pública e trazerem os seus lixos secos para a escola onde terão um  PEV (Ponto de Entrega Voluntária).

A Associação de Catadores fará o recolhimento dos mesmos, dando assim a oportunidade a todos os cidadãos guanduenses de contribuir para a sustentabilidade do nosso Planeta.

O Consórcio do Rio Guandu através de sua Secretária Executiva Ana Paula Alves Bissoleé, parceiro na implementação das Comissões Municipais de Educação Ambiental em todos os munícipios consorciados, tem contribuído bastante nesse trabalho.

Em Baixo Guandu essa comissão é composta pela Secretaria de Municipal Educação e da Secretaria de
Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, tendo como responsáveis pela implementação dos trabalhos as professoras Gilse Olinda Moreira e Wagna Silva Souza, além de Juliana Novelli Curtinhas, bióloga técnica do Departamento de Meio Ambiente.

Enfatizamos a participação dos pedagogos da SEMED que não mediram esforços para formação dos demais pedagogos da rede municipal, que se empenharam junto aos professores no desenvolvimento do Projeto “Sustentabilidade”.

No dia 3 de junho, a Câmara Municipal de Vereadores de Baixo Guandu, realizou uma sessão solene em comemoração à Semana do Meio Ambiente, e a Secretaria de Educação foi convidada e falou sobre educação ambiental no município.

As escolas Governador Lacerda de Aguiar e João Júlio Cardoso, participaram da sessão apresentando seus trabalhos voltados para a reciclagem do papel e o uso racional da água.