Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Secretaria de Infraestrutura termina em junho recuperação de 100% das estradas do interior

Ainda neste mês de junho, a Prefeitura de Baixo Guandu, através da Secretaria de Infraestrutura, Estradas e Pontes, vai entregar 100% das estradas do interior devidamente recuperadas, com patrolamento e serviços complementares capazes de garantir excelentes condições para o tráfego de veículos.
 
Um levantamento parcial divulgado ontem pela Secretaria de Infraestrutura mostrou que 96% das estradas do lado Norte do município (margem esquerda do rio Doce, região do Mutum) estão recuperadas e no lado Sul, (região de Ibituba, Bananal, Queixada, Alto Laje, etc) as vias interioranas estão 60% em ótimas condições de tráfego.
 
“Se não houver contratempo como fortes chuvas ou quebra de maquinário, até 30 de junho 100% das estradas do interior de Baixo Guandu estarão devidamente recuperadas”, explicou ontem o secretário de Infraestrutura Sérgio Reis Ribeiro da Silva, que é engenheiro ambiental.
 
A Secretaria de Infraestrutura, Estradas e Pontes foi criada este ano pelo prefeito Neto Barros com a finalidade de mudar completamente o atendimento ao interior no que diz respeito ao tráfego de veículos.
 
Com 20 pessoas atuando diretamente nas estradas, entre operadores de máquinas, auxiliares e equipe gerencial (incluindo dois engenheiros), a Secretaria de Infraestrutura já “mudou a cara” das vias do interior, mas este trabalho é permanente e exige um acompanhamento diário e meticuloso de tudo que está sendo feito.
 
O engenheiro civil Djalson Costa, que é especialista em estradas, também atua na Infraestrutura e fez um completo mapeamento de todo o conjunto de estradas do interior de Baixo Guandu, incluindo as vicinais, os chamados “galhos” e até as vias que dão acesso e servem às atividades internas das propriedades rurais.
 
As estradas vicinais e os chamados “galhos” somam cerca de mil quilômetros de vias dentro do município de Baixo Guandu, incluindo a ES-164 (que dá acesso à região do Mutum) e a ES-165 (Ibituba), estas de responsabilidade do Estado, mas quase sempre mantidas pela própria Prefeitura.
 
O secretário Sérgio Reis explicou que há mais de 90 dias um verdadeiro “mutirão” está sendo feito para recuperar as vias do interior, com utilização de 3 patróis, 2 retroescavadeiras, 2 caminhões caçamba e uma pá carregadeira. Uma quarta patrol do DER também está ajudando nas vias de responsabilidade do Estado.
 
“Esta semana ainda vamos terminar 100% da região Norte do município e até o final de junho o restante da região Sul, com destaque para o Queixada, Valão do Bugre e Alto Santa Rosa, entre outros córregos”, explicou o secretário Sergio Reis, lembrando que estamos em plena colheita do café e o escoamento da produção poderá ser feito com tranquilidade.


Os engenheiros Sergio Reis e Djalson Costa estão no comando da Secretaria de Infraestrutura