Secretaria de Saúde promove capacitação sobre Dengue

Na última quinta-feira, dia 24 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o departamento de vigilância em saúdel, realizou uma capacitação de multiplicadores de combate a Dengue, onde apresentou o tema “Dengue em 15 minutos”. A capacitação foi realizada no auditório da Promotoria do município e envolveu profissionais da vigilância ambiental, vigilância epidemiológica, sanitária, enfermeiros e médicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O objetivo segundo o Coordenador da Estratégia de Saúde da Família, Saulo Moreira Ferreira, é formar multiplicadores em saúde, para que possam repassar a conduta preventiva e curativa da dengue para os demais profissionais que fazem parte da ESF. “Foi nossa primeira capacitação em equipe e temos como meta capacitar 100% das equipes quanto ao manejo de doenças relacionadas à saúde pública nesse primeiro semestre”, afirmou Saulo.

A capacitação foi ministrada pela enfermeira do Grupo Técnico da Dengue/Vigilância Ambiental, Mariana Gomes Lankheet e pela médica infectologista do Núcleo da Vigilância em Saúde, Fernanda Foreque Sarmento, ambas da Regional de Saúde de Colatina e contou com a participação de aproximadamente 21 profissionais.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde algumas ações já vêm sendo feitas para o combate à doença no município e amanhã, dia 29 de janeiro, será realizada a contratação imediata em caráter emergencial de 20 agentes de endemia, pelo período de 60 dias.

Além da capacitação, o coordenador do departamento da vigilância ambiental, Welmer Zahn informou que nos próximos dias entrará em operação o carro fumacê no município e nos distrtitos, com a finalidade de combater o vetor do mosquito transmissor.