Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Secretaria de Saúde realiza campanha de prevenção da doença periodontal

A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Saúde Bucal, realizou nesta quinta-feira (03) uma campanha voltada para a prevenção da doença periodontal. A ação na sede do município foi realizada na tradicional feirinha livre e contou com a distribuição de 500 unidades de fio dental e folhetos informativos entregues pelos próprios dentistas que atuam nos postos da região.

Além da distribuição do fio, os profissionais orientaram a população sobre como utilizar o fio dental de forma correta e a importância do uso diário na prevenção da doença periodontal.

Conforme explicado pela coordenadora da Saúde Bucal Desirée Vargas, a prevenção da doença periodontal é feita com a remoção da placa bacteriana, através da higiene bucal doméstica com fio dental e escova, e de limpezas periódicas feitas pelo dentista. “A doença periodontal atinge as gengivas e os ossos nos quais estão inseridos os dentes e nosso objetivo com a ação, é diminuir a incidência de casos em nosso município, hoje registrado tanto na população adulta como nos adolescentes” finalizou Desirée.

Já no interior a ação foi realizada nos postos de saúde e ao todo foram entregues 250 unidades de fio dental.

Fique atento aos principais sinais da doença periodontal:

– Sangramento gengival;

– Mau hálito persistente (halitose);

– Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;

– Alteração do formato gengival;

– Mobilidade dentária.

Assessoria de Comunicação – PMBG

Daiany Martinelli

noticia@pmbg.es.gov.br