Secretaria de Saúde realiza reunião para elaboração do Plano Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta última segunda-feira (05), às 09h, no auditório da prefeitura municipal uma oficina temática para elaboração do Plano Municipal de Saúde (2022 – 2025), com o tema: “Construindo Diretrizes e Objetivos, Propondo Metas e Indicadores”. A reunião teve a presença das referências técnicas da Superintendência Regional de Saúde de Colatina para elaboração das fases III e IV do PMS “Construindo Diretrizes e Objetivos, Propondo Metas e Indicadores”.

O Plano Municipal de Saúde é o instrumento central de planejamento para definição e implementação de todas as iniciativas no âmbito da saúde de cada esfera da gestão do SUS para o período de quatro anos. Este orienta a elaboração do planejamento e orçamento do governo Municipal no tocante à saúde e consolida as políticas e compromissos de saúde no município que possuí suas próprias peculiaridades.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o Plano Municipal de Saúde visa compreender os problemas e desafios que envolvem a saúde da população, e por meio desse levantamento criar um conjunto de orientações que possam contribuir com o avanço nos atendimentos e procedimentos que envolvem a saúde.

A SESA/ES através da Subsecretaria de Planejamento juntamente com COSEMS/ES, propôs o Projeto de Apoio Institucional para Elaboração dos Planos Municipais de Saúde (2022 – 2025). Neste processo já foram realizadas inúmeras oficinas temáticas com o objetivo de compor o que se propõe a construção do Plano Municipal de Saúde conforme preconizado pela legislação.