Secretaria Municipal de Educação abre ano letivo em Baixo Guandu

Na tarde do último dia 01 de fevereiro o prefeito Neto Barros e o vice-prefeito Eloy Avelino Junior participaram da abertura do ano letivo de 2013, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, evento oficial que contou com a presença do subsecretário de Suporte à Educação do Estado Aurélio Mneguelli Ribeiro e do vice-governador Givaldo Vieira. A cerimônia aconteceu no Balneário Recreativo Guanduense e reuniu, além das autoridades, grande parte do quadro de servidores da Semec. O evento foi aberto pela secretária de Educação Cenira Antônia da Silva e uma apresentação cultural do Projeto Dó, Ré, Mi Lá na Escola, realizado pelos alunos da EMEIEF “Elza Ewald de Oliveira”, acompanhados do instrutor de música Fabiano Natali.

O prefeito Neto Barros deu boas-vindas aos servidores e falou sobre o que espera para a educação do município nos próximos anos. “O dia de hoje é motivo de muita satisfação, pois estamos nomeando servidores que estão se colocando à disposição da Educação do município. Quero pedir o empenho de todos para que, depois de arrumar a casa, possamos conceder o necessário aumento de salário que todos os servidores municipais esperam há 17 anos”.

Neto Barros citou também o plano de cargos e salários do magistério municipal em seu pronunciamento: “Está na hora do educador de Baixo Guandu ter um plano de carreira compatível com o atual estágio da sociedade contemporânea, que pede a valorização do conhecimento”, afirmou o prefeito.

Ao final da solenidade o vice-governador Givaldo Vieira fez a entrega de dois ônibus urbanos escolares acessíveis, que farão o transporte de alunos no interior do município. Com esta ação o Governo do Estado totaliza a entrega de 144 veículos a 72 municípios capixabas. Esta é a segunda visita do vice-governador à cidade em 2013. “Fizemos a entrega dos dois ônibus escolares acessíveis e nos comprometemos a, em parceria com a prefeitura da cidade, reformar as escolas que estejam em estado precário e, se necessário for, construir novas unidades. Fica registrado o meu desejo de que os novos professores tenham uma carreira longa e próspera, graças às suas conquistas, tendo em mente que a educação é um dos desafios do Governo Federal hoje em dia. Hoje a classe média consome mais, o desemprego está em queda mas repito: que não há desenvolvimento sem educação”, disse Vieira.

O vice-governador também anunciou que está atento às necessidades do município e prometeu empenhar-se pessoalmente para que o governo participe concretamente do processo de desenvolvimento de Baixo Guandu. "É uma satisfação estar novamente com o amigo Neto Barros em um momento tão promissor, logo após o sinal verde dado pelo Governo do Espírito Santo para o Pólo Empresarial do município. Certamente estaremos juntos em muitas novas parcerias", assinalou.