Secretaria Municipal de Educação realiza entrega da Proposta Pedagógica

Diretores das escolas municipais e pedagogos do município participaram nesta terça-feira (06), na Secretaria Municipal de Educação, da entrega simbólica da Proposta Pedagógica de Baixo Guandu. O documento foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação com participação dos professores de cada modalidade, além de coordenadores, diretores e apoio técnico da Inova Consultoria.

A Proposta Pedagógica segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394 de 1996). Este é um documento de referência para se exercer a autonomia pedagógica, administrativa e financeira de uma comunidade escolar. O material vai ajudar professores da rede municipal a definir o conteúdo a ser repassado aos alunos, propor metas a serem alcançadas e as estratégias desenvolvidas em sala de aula.

“Com essa proposta pedagógica, o objetivo é unificar a educação de todas as escolas do município. Todos falando a mesma língua. O conteúdo que o professor de uma escola da sede passar aos alunos, vai ser o mesmo repassado aos alunos de uma escola no interior”, explicou a secretária Municipal de Educação, Cenira da Silva.

A Proposta Pedagógica já começa a valer a partir deste ano. Atualmente Baixo Guandu tem 43 escolas da Educação Básico dos Berçários até o 9° ano do Ensino Fundamental, totalizando mais de 4 mil alunos matriculados.

Novidades

Os alunos da rede escolar municipal vão perceber algumas mudanças positivas na sala de aula. Com a nova proposta, os professores de arte vão trabalhar a música com os estudantes; haverá também aula de Educação Tributária, Ensino da História da África e dos povos indígenas e Educação Ambiental, entre outras matérias para contribuir na melhoria do ensino infantil.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias