Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Secretaria realiza curso para incentivar o plantio do cacau

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente vai promover amanhã (18/07) e na sexta-feira, um curso destinado ao incentivo do plantio de cacau em Baixo Guandu, com duração de 16 horas.
 
O curso será ministrado na sede da própria Secretaria de Desenvolvimento Rural, pelo instrutor do Senar Leonardo Rodrigues Conceição. Maiores informações podem ser obtidas  pelo telefone 3732-4058.
 
Segundo o secretário Allony Torres, o incentivo à cultura do cacau em Baixo Guandu pretende promover a diversificação no setor agrícola, levando-se em consideração que existem condições propícias no município para o plantio.
 
Allony Torres lembrou que no Espírito Santo o cacau é cultivado em 2.800 propriedades, distribuídas em 42 municípios, com produção superior a 10 mil toneladas de amêndoas.
 
“O tema do curso a ser ministrado pelo Senar envolve exatamente o plantio e os tratos culturais e entendemos que Baixo Guandu pode sim, se tornar um bom produtor de cacau, que tem mantido uma boa estabilidade de preços no mercado nos últimos anos”, falou o secretário Allony.

A engenheira agrônoma da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Karla Galon, explicou que a produção atual de cacau em Baixo Guandu é praticamente irrisória, porém as condições climáticas são muito favoráveis à cultura.
 
“Temos  ainda como fator favorável o preço do cacau, bastante estável nos últimos anos e buscamos a diversificação da produção agrícola em Baixo Guandu, visto que os preços do café, a principal cultura, estão em baixa  no mercado”.
 
Para a engenheira Karla Galon, a introdução da cultura do cacau em escala comercial no município é muito interessante. “O cacau é uma cultura importante na história do país e com excelente perspectiva de futuro”, disse a agrônoma.


O cacau é uma cultura que tem trazido ótimo retorno ao homem do campo nos últimos anos