Secretaria realiza várias ações em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado hoje (05/06) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Baixo Guandu está desde a última segunda-feira desenvolvendo uma série de ações em comemoração à data.

As comemorações começaram na segunda-feira com uma sessão solene na Câmara Municipal, com entrega de três moções de aplausos a pessoas e entidades que se destacam na preservação ambiental.

Foram homenageados o Instituto Terra, pelo brilhante trabalho de recuperação de nascentes na região, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamare) e o empresário Marcos Alves da Silva, que voluntariamente desenvolve um trabalho de urbanização na região da Mangueira.

Nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação, a Secretaria de Meio Ambiente está promovendo uma série de palestras junto aos alunos, com plantio de árvores e apresentação de um vídeo institucional, mostrando a importância da coleta seletiva de lixo, que em Baixo Guandu é aproveitado pela Associação de Catadores de materiais Recicláveis (Ascamare), garantindo renda a dezenas de pessoas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Allony Torres, a temática ambiental junto às escolas é importante na medida em que cria uma consciência entre as crianças e os jovens sobre a importância da preservação ambiental.

Este ano, segundo o secretário Allony, um dos temas desenvolvidos nas escolas foi exatamente a importância da coleta seletiva. Materiais como metais, alumínio, papéis, papelão, garrafas pet e muitos outros podem ser perfeitamente reaproveitados, garantindo a preservação ambiental e a obtenção de renda para muitas famílias através da Associação de Catadores – a Ascamare.

A Prefeitura mantém um veiculo tipo baú para realizar esta coleta seletiva, sendo o material encaminhado posteriormente a um local para separação, embalagem e comercialização, garantindo renda a várias famílias.

As palestras nas escolas vão continuar até o dia 10 de junho, sempre com presença de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e apresentação de um vídeo sobre a coleta seletiva em Baixo Guandu.

Na Câmara, moções de aplausos foram entregues a duas entidades e um empresário pelo esforço em prol do Meio Ambiente