Secretarias promovem encontros para capacitação de associações de produtores rurais

As Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento estão promovendo, desde o mês de julho, encontros de capacitação com as associações de produtores rurais de Baixo Guandu.

Estes encontros, que estão sendo realizados nas dependências da Secretaria de Desenvolvimento Rural (ou Agricultura), visam especialmente preparar as associações para captação de recursos, estruturar as entidades com documentação e também analisar em conjunto os desafios para incrementar as atividades do homem do campo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural Allony Torres, os dois encontros de capacitação realizados foram muito produtivos, com excelente participação das associações rurais.

“Este trabalho de aproximação com as entidades rurais é muito importante para identificar as demandas tanto na área técnica quanto na estruturação das associações. Procuramos também identificar programas de apoio ao homem do campo, desde a produção ao escoamento, traçando ações para um atendimento mais prático e objetivo àqueles que lidam com a atividade rural”, explicou o secretário de Desenvolvimento Rural Allony Torres.

Antes dos encontros de capacitação realizados na sede, o secretário Allony informou que foram feitas visitas diretamente no interior a todas as 15 associações de produtores rurais de Baixo Guandu.

Esta interação com o homem do campo, conforme o secretário, possibilita uma maior aproximação do interior com as secretarias municipais envolvidas no desenvolvimento. “O diálogo é fundamental para encontrarmos soluções para os problemas do interior, ouvindo aqueles que produzem no campo”, disse Allony Torres.

Nos encontros de capacitação o secretário de Desenvolvimento, Clóvis Rodrigues, fez uma explanação sobre a necessidade das associações estarem com sua documentação atualizada, possibilitando a captação de recursos para desenvolver atividades que beneficiem os produtores.

É o caso da Associação de Pequenos Produtores Rurais do KM 14, que conseguiu captar R$ 250 mil da Fundação Banco do Brasil, com projetos voltados ao associativismo rural. Estes recursos já estão sendo aplicados na construção de caixas secas, fossas sépticas, 830 horas de máquina, cursos de capacitação e implantação de pomares nas propriedades rurais.

Outra associação beneficiada foi a dos Produtores de Vila Nova do Bananal, que recebeu recursos para desenvolver o sistema de hidroponia na produção de hortaliças e legumes.

A Secretaria de Desenvolvimento oferece todo o suporte para as associações rurais buscarem estes recursos, conforme o secretário Clóvis Rodrigues.