Secretário Nésio vê com preocupação aumento de casos da COVID-19 no interior

O secretário estadual de Saúde, médico Nésio Fernandes, confirmou nesta semana que há um crescimento forte de casos de COVID-19 no interior do Espírito Santo.

Em entrevista à rádio CBN, na quarta-feira, Nésio Fernandes traçou um perfil do quadro da evolução da pandemia no Estado, confirmando que há uma estabilização de casos da doença na Grande Vitória, mas no interior se observa um aumento significativo de contaminados.

“O vírus é danado, quem se oferece ele agarra”, falou na entrevista o secretário Nésio, que defendeu mais uma vez o distanciamento social como a melhor forma de prevenir a disseminação da doença. “A vacina que temos hoje é o distanciamento e precisamos manter os cuidados recomendados na prevenção”, falou o secretário.

Nésio Fernandes participou esta semana também de uma videoconferência com prefeitos de todo o Estado, promovida pela Amunes, quando ouviu relatos e analisou as melhores ações de enfrentamento à pandemia.

Na entrevista à rádio CBN, Nésio Fernandes fez um relato das providências tomadas pelo Governo do Estado no enfrentamento da doença, ressaltando que em momento algum o sistema de Saúde colapsou. Todos os pacientes que precisaram tiveram atendimento hospitalar, inclusive em UTI, além do atendimento da rede de proteção básica nos municípios, que está funcionando normalmente.

O secretário Nésio admitiu que teremos pela frente um longo período ainda de convivência com a COVID-19, descartando, por exemplo, o retorno neste momento, da volta às aulas na rede pública de ensino.

Sobre o crescimento dos casos da COVID-19 no interior, esta situação se observa também em Baixo Guandu, porém em escala bem inferior aos municípios vizinhos, das regiões Norte e Noroeste do Estado.

Ontem o município apresentava 310 casos de pessoas contaminadas desde o início da pandemia, porém com apenas 52 casos ainda ativos. A secretária municipal de Saúde Terezinha Bolzani apelou mais uma vez aos guanduenses no sentido de todos se engajarem na luta contra a disseminação do vírus, tomando os cuidados recomendados pela Ciência.

No Espírito Santo, como um todo, esta semana a boa notícia foi a queda do número de mortes e nas internações hospitalares, o que traz certa tranquilidade ao sistema de Saúde.

O prefeito Neto Barros participou esta semana de uma videoconferência com o secretário Nésio Fernandes