Sede e Mascarenhas fecham ciclo de audiências públicas sobre Orçamento Participativo e do PPA

Com a realização de mais duas audiências públicas, realizadas na sede de Baixo Guandu e no bairro Mascarenhas, a Prefeitura Municipal concluiu ontem (08/08) o processo de consulta à população na elaboração do Orçamento Participativo de 2018 e do Plano Plurianual (PPA) 2017/2021.

Estas audiências tiveram início no dia 18 de julho, no distrito de Alto Mutum Preto, estendendo-se depois para o KM 14, Vila Nova do Bananal, Ibituba, sede e finalmente Mascarenhas. A participação dos moradores de cada uma destas localidades foi considerada excelente. Eles apontaram as prioridades para execução de obras e serviços para o ano de 2018.

Já o Plano Plurianual (PPA), apresentado nas audiências públicas por uma equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, levou ao conhecimento dos moradores os objetivos programados da administração pública no período 2018/2021.

Nas audiências foi apresentado, além das propostas contidas no PPA, um vídeo de prestação de contas da  gestão atual desde o ano de 2013. Ao final de cada audiência, os moradores dos distritos e da sede se reuniram em grupos, apontando as maiores necessidades de cada localidade.

O prefeito Neto Barros esteve presente em todas as audiências, quando teve a oportunidade de dialogar mais de perto com a população, acolhendo as sugestões de obras e serviços para 2018.
Neto Barros fez também uma prestação de contas desde o ano de 2013, relatando aos moradores o conjunto de dificuldades econômicas e políticas que marcou o país nos últimos 5 anos.

O prefeito destacou, no entanto, que Baixo Guandu enfrentou as turbulências climáticas e a crise financeira e política com competência, conseguindo realizar obras e serviços de grande importância, garantindo ao mesmo tempio um excelente crescimento econômico.

Prioridades da sede e Mascarenhas
Nas duas últimas audiências  públicas  do Orçamento para 2018, realizadas na sede (Canaan Clube) e no bairro de Mascarenhas (escola Aladia Paiva), as prioridades apontadas pelos moradores presentes foram as seguintes:

• Sede: Captação de recursos para revitalização do Cine Alba; atração de novas empresas e apoio aos empreendimentos já existentes e implantação de programas específicos para prevenção e combate ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.
Ainda na sede, os moradores pediram a reforma da quadra esportiva do bairro Santa Mônica, a reforma e ampliação da creche Zilda Guzzo, no bairro Mauá, e ainda a reforma da escola Léa Holz, também no bairro Mauá.

• Mascarenhas: os moradores de Mascarenhas apontaram como prioridade para 2018 a renovação da frota de ambulâncias que servem à localidade; a reforma e ampliação da escola local bem como a  aquisição de computadores; a melhoria e instalação de iluminação em quadras esportivas e ainda o calçamento da rua 1º de maio.