Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Segundo Dia D de vacinação contra pólio e sarampo neste sábado (22)

A Secretaria Municipal de Saúde de Baixo Guandu realiza, neste sábado (22), o 2º Dia D de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e sarampo. No município, todas as salas de vacinação/unidades de saúde estarão funcionando das 7h às 12h para que pais e responsáveis não deixem de levar as crianças para vacinar.

O Dia D é um meio de facilitar o acesso de pais e responsáveis que trabalham durante a semana, mas quem não puder comparecer poderá levar a criança para vacinar nas unidades de saúde municipais até o dia 28 de novembro, quando a campanha termina.

As gotinhas da pólio serão administradas em bebês de seis meses a menores de cinco anos. Já a injeção contra o sarampo será aplicada em crianças de 12 meses até menores de cinco anos. Quem tiver idade em comum a essas duas faixas etárias estará apto a tomar as duas vacinas de uma vez. Promover as ações simultaneamente facilita a cobertura de crianças com faixas etárias parecidas.

Pólio

A imunização contra a paralisia infantil também faz parte do calendário nacional de vacinação. As doses são ministradas aos dois, quatro, seis e 15 meses vida, além dos quatro anos de idade. Mas durante a campanha todas as crianças serão contempladas, independentemente se já receberam e de quando receberam outra dose.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus. Ele acomete, em geral, os membros inferiores e tem como principais características a flacidez muscular e pode levar à morte ou a sequelas paralíticas irreversíveis.

Sarampo

O sarampo é causado por vírus, transmitido de pessoa a pessoa por meio de secreções ao tossir, espirrar ou falar. Os sintomas são febre alta (com início em até 12 dias à exposição ao vírus e duração máxima de sete dias), erupções vermelhas na pele, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite e pequenas manchas brancas no interior da bochecha.

Alergia

O Ministério da Saúde emitiu um comunicado nessa terça-feira (18) orientando que crianças com alergia a leite de vaca não tomem a vacina contra sarampo do laboratório Serum Institute of India.

Segundo o Ministério, as vacinas produzidas por esse laboratório – um dos três que produzem as vacinas da campanha – contêm lactoalbumina em sua composição, e a substância não deve ser administrada em pessoas com esse tipo de alergia.

A imunização dessas crianças será feita após a campanha nacional de vacinação, que termina no dia 28 de novembro, mas a data ainda será definida.

Serviço – Campanhas nacionais de vacinação contra pólio e sarampo
Quando: até 28 de novembro
Onde: Nas unidades básicas de saúde

Público-alvo
Pólio: crianças de seis meses a menores de cinco anos (até quatro anos, 11 meses e 29 dias)
Sarampo: crianças de 12 meses a menores de cinco anos (até quatro anos, 11 meses e 29 dias)

Observação: crianças de 12 meses a menores de cinco anos poderão tomar as duas vacinas de uma só vez seguramente

Atenção: crianças de 12 meses a menores de cinco anos que já foram imunizadas contra o sarampo na vacinação de rotina em um período menor que 30 dias não deverão receber a dose da campanha.


Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Edição: Eduardo Candeias
Foto: Sesa

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish
Skip to content