Semadh presente na IX Conferência Nacional de Assistência Social

Começa nesta segunda-feira (16), a IX Conferência Nacional de Assistência Social, com o tema “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”. O evento segue até a próxima quinta-feira (19), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília/DF. Representando a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação (Semadh) de Baixo Guandu participará do evento o assistente técnico James Carvalho.

Ao todo, a conferência reunirá aproximadamente 2,8 mil participantes vindos de todo o Brasil para analisar, propor e deliberar as diretrizes para a gestão e o financiamento do Sistema Único da Assistência Social. Dentre os participantes, 2 mil são delegados, a maioria escolhidos em conferências estaduais, que foram realizadas em todos os Estados do Brasil e também no DF.

Entre os delegados, há composição paritária, ou seja: metade deles representam o Governo, em uma de suas três esferas (Municipal, Estadual ou Federal) e outra metade é de representantes da sociedade civil: usuários, trabalhadores ou entidades que prestam serviços socioassistenciais.

De acordo com James Carvalho, como a conferência tem caráter deliberativo, o grande destaque será a possibilidade real de a sociedade definir os rumos que a Política de Assistência Social deverá tomar. “Além disso, será uma honra participar de um evento desse porte e trazer para o município de Baixo Guandu os resultados dessa conferência”.

Eixos temáticos

O tema central da conferência será “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”, discutido em seis eixos temáticos: (Eixo 1) O cofinanciamento obrigatório da assistência social; (Eixo 2) A Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; (Eixo 3) A Gestão do Trabalho; (Eixo 4) A Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; (Eixo 5) A Gestão dos Benefícios no SUAS e (Eixo 6) A Regionalização.

A Conferência Nacional

A Conferência Nacional de Assistência Social ocorre a cada dois anos. A etapa nacional será a finalização de um processo iniciado nos municípios. Este ano, 97% dos municípios brasileiros realizaram suas conferências municipais, avaliando o Sistema de Assistência Social em sua localidade e produzindo deliberações a serem cumpridas. O processo envolveu mais de 1.500.000 participantes.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias