Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

SEMED realiza formação continuada para aprimorar ensino na rede pública

O Município de Baixo Guandu, a fim de atender as leis da Constituição brasileira, leis estaduais como o Plano Nacional de Educação e as leis municipais, dentre elas o Plano Municipal de Educação em relação a formação/capacitação de professores, como consta na Meta 5 – Estratégia 5,6, está fazendo através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) reuniões/formações continuadas para grupos de docentes nesse 1º semestre.

O objetivo é discutir, refletir sobre temas pertinentes a ação de alfabetizar e contextualizar o aluno de forma significativa no mundo dinâmico e contemporâneo. 

As formações aconteceram durante o 1º semestre atendendo o 1º ano do fundamental I, para refletir e ressignificar o material do PAES, com professores alfabetizadores e pedagogos para formalizar e estudar a aplicabilidade do programa. O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES) em parceria com o município de Baixo Guandu vem somar esforços para as práticas relevantes, juntamente com o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

O PNAIC, no ano de 2018, por meio de representantes da SEMED ministrou formações continuadas para professores do ciclo de alfabetização, com discussões e participação importantes dos docentes de forma a repensar em intervenções a fim de atender a demandas de defasagem no processo ensino-aprendizagem dos alunos nessa faixa etária.
 

Foram realizados encontros com os professores do 1º, 2º e 3º anos, onde foram trabalhados temas como: Protagonismo do professor; Decodificar junto a compreensão textual; Importância da discursividade; Consciência Metalinguística; Abordagens da leitura na Escola; Escrita no Ciclo de Alfabetização sob as perspectivas Tradicional, Construtivista e Discursiva; Relato de experiência e Análise dos quadros de Direitos de Aprendizagem.
 
A equipe de trabalho do Fundundamental I, possui uma equipe de professores do ALE  (Aprofundamento de Leitura e Escrita) que desenvolve um trabalho significativo com os alunos do ciclo de alfabetização a fim de estimular nos alunos a arte da leitura habitual para estarem continuamente atualizados diante dos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores. 
 
A SEMED – Secretaria Municipal de Educação com a convicção que a formação do professor é fundamental para reflexão sobre novas práticas pedagógicas, vem desempenhando esse papel tendo como objetivo principal o pleno desenvolvimento do aluno e a qualidade da Educação.


PACTO PELA APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA (PNAIC)

PACTO PELA APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA (PNAIC)


PACTO PELA APRENDIZAGEM NO ES (PAES)

PACTO PELA APRENDIZAGEM NO ES (PAES)

APROFUNDAMENTO LEITURA E ESCRITA (ALE)