Seminário marca encerramento de atividades do PNAIC 2013

Através da Secretaria Municipal de Educação, acontece amanhã em Baixo Guandu o 1° Seminário “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. O evento faz parte das atividades realizadas em 2013 do PNAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa – que tem o objetivo de alfabetizar até o 3° ano do Ensino Fundamental, todas as crianças das escolas municipais e estaduais do Brasil.

O evento, de enceramento do PNAIC 2013, será realizado no Ginásio Poliesportivo de Baixo Guandu, a partir das 7h com recepção e abertura solene. Durante a manhã, haverá palestra com a professora Janaina Silva Costa Antunes, supervisora do PNAIC – MEC/UFES. Na parte da tarde, haverá apresentações das escolas municipais de Baixo Guandu de atividades que foram desenvolvidas durante o PNAIC 2013, além de apresentações culturais. O encerramento do evento está previsto para às 17h.

De acordo com a Coordenadora do PNAIC Baixo Guandu, Maria Márcia Toniato, no começo do curso do PNAIC houve resistência de alguns professores alfabetizados por ser um programa novo do Governo Federal. “Com o passar dos meses os professores perceberam que as atividades eram diferenciadas. O PNAIC contribuiu para a educação na sala de aula, cuja finalidade é promover a alfabetização. Agora os professores estão mais empenhados para aprenderam novas atividades de ensino”, explicou Márcia. A capacitação do PNAIC, aos professores do Ensino Fundamental, retorna em fevereiro de 2014.

PNAIC

É um programa com objetivo imediato de alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3° ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais do país. Durante a capacitação os professores tem acesso a diversas ações e materiais que contribuem para a alfabetização. O programa garante os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais.

Fabiano Damasceno

noticia@pmbg.es.gov.br