Servidores públicos municipais participam de curso de qualificação profissional

A Prefeitura de Baixo Guandu realizou recentemente o curso “Procedimentos Administrativos e Contábeis na Administração Pública”. O evento aconteceu no Auditório do Fórum da cidade e contou com a participação de 30 servidores municipais pertencentes aos setores ligados à Secretaria de Administração e Finanças, organizadora do evento.

Vários temas compuseram o curso de qualificação, que foi ministrado pelo auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TC-ES), Marcelo Rodrigues da Rosa: Suprimento de Fundos, Termos de Referência, Gestão de Almoxarifado, Gestão de Patrimônio, Recursos Humanos (novos procedimentos), Procuradoria, Dívida Ativa e Parte Contábil.

Na abertura do evento, o prefeito Neto Barros saudou o palestrante e os participantes do curso lembrando a importância da reciclagem contínua para o aperfeiçoamento profissional do funcionalismo público municipal de Baixo Guandu. “De 2013 para cá modernizamos os serviços públicos municipais e buscamos parcerias e qualificação cotidiana dos servidores, por isso os resultados estão aí para todos os guanduenses”, disse.

Ao longo dos últimos cinco anos e meio, os servidores municipais têm participado de vários cursos de qualificação, com o objetivo de profissionalizar cada vez mais os procedimentos rotineiros internos e melhorar continuamente o atendimento ao cidadão. “A gestão municipal está de parabéns; Baixo Guandu é referência no Espírito Santo na profissionalização de seus servidores. Lembro-me de um curso de qualificação, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional, no Rio de Janeiro, onde Baixo Guandu foi o único município do Estado a mandar representante; isso mostra a preocupação dessa administração com a qualidade dos seus servidores”, diz Marcelo da Rosa, formado em Ciências Contábeis, mestre em Administração Estratégica, pós-graduado em Auditoria Pública, Contabilidade, Recursos Humanos, Direito Tributário, e graduando em Direito.

O servidor citado pelo palestrante é Paulo Giannett, chefe do setor de Contabilidade, um dos funcionários mais antigos da Prefeitura. Apesar do cargo que ocupa, Giannett faz questão de participar dos cursos de qualificação disponibilizados pela Secretaria de Administração e Finanças. “Para prestarmos um bom serviço à população e nos enquadrarmos nas exigências governamentais, é necessário uma constante reciclagem profissional; quanto mais preparados, melhor iremos executar o nosso trabalho”, diz o servidor.

A preocupação com a qualidade dos servidores públicos sempre teve e continuará tendo atenção especial por parte dos gestores da administração municipal. Outros eventos semelhantes já estão em pauta para serem realizados em um futuro próximo. “Nesta oportunidade, a capacitação envolveu os servidores da Contabilidade e da Tesouraria; mais adiante, outros setores também estarão participando desses cursos”, revela Adonias Menegídio, secretário municipal de Administração e Finanças.

Além dos trinta servidores qualificados no evento e dos que futuramente participarão de outros cursos de qualificação, todo o conteúdo aprendido será estendido a outros funcionários, para que o maior número possível deles possa usufruir do aprendizado. “Vamos passar as informações aqui aprendidas até mesmo para os secretários, para que eles tenham noção da complexidade das informações que temos de saber, para atendermos os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas, o Ministério Público e outros”, finaliza Adonias.

No intervalo do curso, conversas e reflexões sobre os temas abordados