Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Sucesso com o Campeonato Brasileiro de Parapente em Baixo Guandu

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente em Baixo Guandu foi um sucesso. Novamente o noroeste do estado do Espírito Santo sediou um grande evento com pilotos de todo o Brasil, alem de estrangeiros.

Foram 6 dias de provas validas, a cada dia com muita emoção nas chegadas ao goal. Pilotos de ponta, com parapentes de altíssimo rendimento, disputaram a cada térmica, acelerando ao máximo suas maquinas voadoras, para obter o melhor resultado.

Baixo Guandu em 2012 já havia realizado uma etapa do brasileiro, deixando o gostinho de quero mais nos pilotos. Este ano de 2013 tivemos uma etapa do mundial de parapente no município, seguindo agora por mais este evento.

Durante os dias 11 a 18 de maio de 2013, a rampa do Monjolo recebeu com muito carinho e ótimas termais mais de 100 pilotos, muitos visitantes que prestigiaram os mais de 90 competidores. Sábado, dia 11, foi o dia oficial de treino, onde já ficou claro para muitos que teríamos uma semana abençoada.

Domingo na abertura da janela, podiamos observar que a briga semanal seria intensa, pois ninguém queria ficar pra traz, logo se formou um grande pelotão a espera do start. Poucos segundos da abertura, a corrida era linda de se ver, imaginem em vôo, todos os pilotos partindo para o primeiro pilão.  E foi assim dia a dia, com provas com cerca de 60 a 80 km de percurso, triangulações e muitos goals com faixa virtual.

Alguns pilotos erraram pilões e às vezes até o goal, perdendo vários pontos, e algumas notificações sobre pilotagem agressiva. Mas a verdade era uma só, todos queriam matar a prova, pois ficar na frente e estar na frente é o objetivo de todos em uma competição com alto nível técnico.

Tivemos a presença de um grande grupo dos times Windtech, Skywalk, Niviuk, Gin, Ozone e Sol. Mas a presença sempre marcante do grupo de Gaúchos nunca poderia faltar, somando ainda muitos cariocas, mineiros, paulistas, catarinenses, paranaenses e capixabas, e um grupo digamos nordestinos da Europa, que são brasileiros por paixão, os pilotos Martin, Roland e Falko.

Cada prova que era matada, os pontos do líder se destacava, categorias de base fazendo goal, com velas iniciantes como o Enderson Mesquita, voando de Niviuk Hook3, Daniel Mendonça, de Ozone Rush3, e o grande campeão da categoria, o carioca Sandro Louzada, voando de Skywalk Chilli3. Na categoria Sport, os grandes destaques ficaram a cargo de três cariocas, pois foram dias de duelo entre poucos pontos, Carlos Werneck de Skywalk Cayenne4, Alexandre Tucunduva de Skywalk Cayenne4 e o grande campeão da categoria, Alessandro Henringer voando de Windtech Fênix. Na categoria Serial, que engloba também a Fun e Sport, a galera de base não deixou a turma do avançado descansar. Mas o mineiro Walter Moraes, voando de Niviuk Peak 2 se manteve firme na colocação e ficou em primeiríssimo na categoria, mas colado de perto do Alessandro Heringer e Alexandre Tucunduva. Na categoria Feminino, não podia faltar a beleza e o charme da mineira Marcella Uchoa, voando pela primeira vez no Brasileiro com seu Sol Ellus4, a Carioca-Brasiliense Ana Glecia Chaves voando de Skywalk Cayenne4, que deu muito trabalho no inicio da semana para a Campeã de 2012, a gaúcha Domenica Tcacenco, que novamente levou a melhor, com toda sua bagagem e experiência, apesar da correria de um campeonato não deixava de estar sempre alegre e divertida. Um ótimo exemplo para as meninas, pois tivemos aqui grandes vôos das garotas, alem de ser muito mais legal poder dividir as termais com essas beldades do vôo livre.

Na categoria OPEN, onde todos estão rodando com força total, somando as de base tínhamos as classes de altíssimo rendimento, que neste ano tivemos um grupo fortíssimo de brasileiros e estrangeiros, disputando ponto a ponto, dia a dia, termal a termal. Pois cada segundo a frente refletiria numa vantagem.

O campeão da etapa de Baixo Guandu de 2012, o gaúcho Alfio Vegni Jr, voando de Ozone Enzo, não deixou o posto, já abriu a semana se colocando muito bem, porem tínhamos uma grande turma de pilotos que não iriam deixar passar a semana para definir a colocação, tínhamos então durante a semana a variação de primeiro colocado, o campeão da etapa de Araxa de 2012, Donizete Lemos (Bigode) voando de Ozone Enzo, que estava sempre no pelotão de frente, colado neles Luciano Horn (Ozone Enzo), o paulista Washigton Peruchi (Gin Boomerang 9), Alexandre Malcher (Ozone Enzo), Richard Pethigal (Swing Core3), Maurinho Arruda (Ozone Enzo), Erico Oliveira (Niviuk Icepeak 6), Luciano Tcacenco (Gin Boomerang 9), mas o destaque mesmo ficou a cargo de quem que entrou na ultima etapa nesta categoria, os gauchos Jarbas Melo e Gustavo Agne, ambos de Niviuk Icepeak 6, que passaram a frente de uma boa turma, e com isso se colocando como destaque nacional.

Mas ainda a briga estava sendo duelada pelo time de amigos e companheiros da equipe Sol, os pilotos Frank Brown (Ozone Enzo), Marcelo Prieto (Ozone Enzo) e Donizete Lemos (Ozone Enzo), recordistas mundial de distancia declarada de 2012, foram correndo segundo a segundo para serem os primeiros, matando prova, correndo na frente e algumas vezes até errando. Mas perto do fim da semana, o capixaba Frank Brown mostrou suas armas e disparou na frente, deixando a disputa mais difícil. Um dia os pontos dos primeiros estava com pouquissima diferença, mas no ultimo dia de prova valida, na sexta-feira, ficou difícil de duelar com toda experiência e títulos já conquistados por Frank, ele disparou na frente do segundo e então, somados os pontos e eliminando os descartes, e na matemática não tem erro. Nesta competição com muitos pilotos de nível altíssimo, a primeira etapa fechou com chave de ouro, tivemos um dia de descanso, muitas comemorações durante a semana, rampa sempre cheia nos fins de semana, vôos diários, nenhum acidente grave, reserva por segurança, provas com muitos goals. Além do sorriso estampado nos pilotos a certeza que o município de Baixo Guandu abraçou nosso esporte.

Parabéns Frank Brown por ser o grande campeão da Primeira Etapa do Brasileiro de Parapente de 2013, e parabens a todos os campeões das categorias Serial, Sport, Fun e Feminino, pois foram todos vocês que abrilhantaram cada dia da cidade nesta semana.

 

Fonte e fotos:

Hipoxia Adventure Sports

http://www.hipoxia.com.br/brasileiro2013/?p=345

 

 

Assessoria de Comunicação – PMBG

Elaine Zambon