Técnicos da Arcelor fazem amanhã palestra sobre aplicação do Revsol nas estradas

Técnicos da ArcelorMittal Tubarão estarão em Baixo Guandu amanhã (28/02) para fazer uma palestra sobre a aplicação  do Revsol nas estradas do município, um produto que é obtido no processo da fabricação do aço e já é utilizado há mais de 10 anos em vários municípios capixabas.

A palestra vai acontecer a partir das 17h30m no Círculo Operário e pretende esclarecer questionamentos que surgiram na cidade, dando conta que o Revsol poderia causar danos ao meio ambiente.

Segundo a ArcelorMittal, o produto é inerte e corretamente aplicado, garante uma enorme durabilidade nas estradas, permitindo o tráfego de forma mais segura no escoamento da produção rural, sem as interrupções normalmente causadas durante o período chuvoso.

A parceria entre a Prefeitura de Baixo Guandu e a ArcelorMittal aconteceu no dia 23 de janeiro, em Vitória, ficando acertado que a empresa vai fornecer ao município 3 mil toneladas do Revsol, que serão estocadas em local apropriado para ser usado gradativamente nas estradas do interior.

Uma equipe técnica da Arcelor já esteve em Baixo Guandu no dia 24 de janeiro, quando os operadores da Prefeitura foram orientados sobre todo o processo de aplicação do Revsol, encontro que contou com a presença também dos secretários municipais do Meio Ambiente, Allony Torres e de Obras, Maximiliano Cândido dos Santos.

O Revsol já é aplicado nas estradas rurais de 29 municípios capixabas desde 2006, dentro de um programa da ArcelorMittal denominado “Novos Caminhos”.

Agora chegou a vez de Baixo Guandu ser beneficiado por esta inovação na melhoria e conservação das estradas, sendo que todo o processo será acompanhado por uma empresa de consultoria em engenharia rodoviária, sem qualquer custo ao município.

O prefeito Neto Barros explicou que a malha rodoviária é muito grande em Baixo Guandu e a manutenção das estradas é um desafio constante, especialmente no período chuvoso.

Neto disse que o Revsol apresenta resultados excelentes e comprovados em vários municípios do Estado e a inovação chega a Baixo Guandu buscando uma grande melhoria nas estradas do interior, sem qualquer tipo de agressão ao meio ambiente.

O Revsol é um produto obtido a partir do beneficiamento da escória da aciaria, gerada na transformação do ferro-gusa em aço. Aplicado de forma correta e sob orientação técnica, garante às estradas de terra uma grande durabilidade.

As vias ficam com aspecto acimentado e muito mais resistentes às chuvas, depois da mistura do Revsol com areia e água, utilizando-se em seguida um rolo compressor  para compactação do solo.