Tecnologia da Informação ajuda a impulsionar a administração pública municipal

A busca incessante do aperfeiçoamento das rotinas administrativas no poder público municipal de Baixo Guandu conta com um poderoso aliado na melhoria do ambiente organizacional da Prefeitura Municipal, tanto interna quanto externamente. Trata-se do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), que disponibiliza os mais modernos recursos da informática para os inúmeros procedimentos comuns a todos os setores da administração pública do município.

Além da melhoria no ambiente interno, pelo aumento na agilidade de processos, eliminação da burocracia excessiva e reforço na estrutura funcional das secretarias e departamentos, a Tecnologia da Informação (TI) faz com que a comunicação com os usuários se dê também de forma muito mais ágil e dinâmica.

“Hoje os guanduenses têm acesso a vários serviços online, como certidões negativas, alvarás de funcionamento, documento de arrecadação municipal, emissão de taxas, andamento de protocolos, Portal da Transparência… Além disso, os atendimentos presenciais também estão muito mais rápidos em função da interligação de todos os computadores com o sistema de banco de dados”, explica o chefe do DTI municipal, Bruno Bazílio Bussular.

Mas, nem sempre foi assim. Todos esses recursos hoje disponíveis, tanto para o público externo quanto para o interno, foram se tornando realidade a partir de janeiro de 2013, como lembra o prefeito Neto Barros. “Antes da nossa gestão, o site da prefeitura era sofrível e não disponibilizava informações ou serviços. As pessoas eram obrigadas a comparecer pessoalmente ao setor de fiscalização para realizar ações simples, demostrando atraso diante do mundo tecnológico em que vivemos. Até 2020, mais inovações serão implementadas para facilitar ainda mais a vida do cidadão”.

Apesar de pequeno, com a atuação de apenas três profissionais, o DTI cuida de mais de 150 computadores em uso nas diversas secretarias, departamentos e setores, todos eles configurados e formatados de acordo com as necessidades de cada seção. Praticamente toda interligada ao sistema de banco de dados, a Prefeitura tem no DTI um verdadeiro ‘anjo da guarda’, que cuida de todo o suporte de rede e Internet, além de configuração de PCs e impressoras. “É um trabalho que não para; mesmo depois do expediente, ficamos de sobreaviso para qualquer demanda que se faça necessária na área do DTI. É um setor vital para o funcionamento da Prefeitura”, lembra Bussular.