Terminam ações do Outubro Rosa, mas prevenção ao câncer de mama não pode parar

O mês de outubro foi marcado por diversas manifestações pelo mundo na luta pela prevenção e combate ao câncer de mama. E nesta quinta-feira, último dia de outubro, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Baixo Guandu organiza o evento “Ação Preventiva Outubro Rosa – Um toque pela vida”, que acontecerá na Praça São Pedro, a partir das 18h. Toda população está convidada. Haverá ônibus para transportar as mulheres que moram no interior.

Para a programação do evento estão previstas uma mensagem bíblica direcionada as mulheres, apresentação de grupos artísticos, palestra com a doutora Carmem Matedi Stinguel e ainda show com a banda Milton e Juliano. Serão realizadas várias ações, como por exemplo, doação de cabelo. Uma equipe da saúde também estará presente aferindo pressão e orientando sobre o câncer de mama com distribuição de materiais informativos. Também haverá a leitura do relatório das ações realizadas no Outubro Rosa em Baixo Guandu.

Aderindo ao movimento popular, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, juntamente com as secretarias do município, desenvolveu ações durante todo mês, na cidade, para conscientizar a sociedade sobre a importância das mulheres, a partir dos 35 anos, a realizarem o exame de mamografia. Algumas ruas e a ponte da Integração foram pintadas de rosa. Os postos de saúde, escolas, creches e hospital também ganharam decoração com o tema da campanha. As agentes comunitárias de saúde do município ajudaram fazendo um trabalho de visita nas casas para orientar mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. No dia 19, foi realizada uma passeata pelo centro da cidade, com o tema “Quebrando o silêncio/Outubro Rosa”.

A Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Patricia de Oliveira Santos, comemorou os trabalhos realizados na cidade. Ela ainda lembrou que o Ministério da Saúde recomenda mulheres entre 50 a 69 anos a fazerem o exame de mamografia a cada dois anos. Pra quem já tem histórico familiar é recomendado a fazer os exames a partir dos 35 anos. “O autoexame é a melhor forma de diagnosticar a doença e quanto antes ela for diagnosticada maior a probabilidade de cura. Em caso de suspeita de nódulos, homens e mulheres devem procurar urgentemente um profissional de saúde”, disse.

O Movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos.

Fabiano Damasceno

noticia@pmbg.es.gov.br