Todos contra o Aedes Aegypti

Prefeitura de Baixo Guandu monta estratégia para combater o mosquito

Na última terça-feira (08), a Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Vigilância em Saúde do município e demais órgãos municipais, deu início às seguintes ações de combate ao mosquito do Aedes Aegypti, transmissor do vírus da Dengue, do Zika Vírus e da Febre Chikungunya:

•Os agentes de endemias estão coletando pneus nas borracharias, oficinas, casas e lotes e levando para armazenamento em locais cobertos e sem risco de proliferação do mosquito.

•Aplicação de inseticida por bomba de fumacê num raio de 150 metros dos locais com casos suspeitos notificados de Dengue.

•Intensificação das visitas dos agentes de endemias nos bairros com maior índice de foco do mosquito Aedes Aegypti.

•Visita quinzenal em locais com maior número de construções em condições de proliferação do mosquito, como borracharias, ferro velho, cemitério e oficinas, entre outros.

•Treinamento sobre o Zika Vírus com os agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, enfermeiros e técnicos.

•Limpeza de galerias, bueiros e bocas de lobo.

•Campanha de orientação ao combate do mosquito Aedes Aegypti em toda a cidade.

•Campanha nos veículos de comunicação alertando a população sobre os riscos de contaminação da doença e informando sobre a importância de controlar a proliferação do mosquito transmissor dessas doenças.

•Visitas das equipes de combate ao mosquito, intensificadas em Mascarenhas com orientação, inspeção e coleta de larvas para análise. Estas ações já vêm sendo feitas desde novembro passado.

PARTICIPAÇÃO DOS MORADORES

Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que, em 2015, quase 73% dos depósitos com foco do mosquito foram encontrados em residências. Por isso, o envolvimento e a participação dos moradores no combate aos criadouros são fundamentais nessa guerra contra o Aedes Aegypti.

Anexo a esta matéria, você encontra materiais explicativos sobre a ação da Vigilância em Saúde no combate ao mosquito transmissor da Dengue, do Zika Vírus e da Febre Chikungunya.

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br