Todos os postos abrem amanhã para dia D da vacinação contra o sarampo e a pólio

Todos os postos de Saúde de Baixo Guandu, da sede e interior, estarão abertos neste sábado, 18/08, para o dia “D” da vacinação contra o sarampo e a poliomielite, num esforço concentrado para atingir a meta de vacinar pelo menos 95% das crianças do município entre 1 e menores de 5 anos.

A campanha, que está sendo realizada em todo o país, começou no dia último dia 6 de e vai até 31 de agosto.  Os pais devem comparecer aos postos de Saúde com a carteira de vacinação dos filhos, e mesmo aqueles que já tiverem sido imunizados devem tomar a dose de reforço, conforme recomenda o Ministério da Saúde.

Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde de Baixo Guandu divulgou um balanço da vacinação que começou no dia 06 de agosto. Contra o sarampo, foram aplicadas 817 doses, atingindo a 51,44% das crianças entre 1 e menores de 5 anos; Já contra a poliomielite, que é mais conhecida como paralisia infantil, foram aplicadas 828 doses, com 55,76% das crianças vacinadas.

Em Baixo Guandu existem 1485 crianças na faixa etária da campanha da vacinação e a meta da Secretaria de Saúde é atingir a 95% deste público. Daí a importância do chamado dia “D” da vacinação, que acontece amanhã num esforço concentrado de toda a equipe da Saúde municipal.

Os postos da sede de Baixo Guandu estarão atendendo neste sábado das 8 às 15h30m, enquanto no interior a vacinação termina um pouco mais cedo, às 14h30m.

A vacinação contra o sarampo acontece em todo o país depois da ocorrência de mais de mil casos da doença, com relatos de 5 óbitos, especialmente no Norte do Brasil. Já a paralisia infantil não tem casos registrados no país há 30 anos, mas o Governo Federal decidiu intensificar a vacinação tendo em vista que as últimas campanhas não atingiram as metas estabelecidas.