Trabalhos de agentes contra endemias ganham destaque nacional e vão ser apresentados em Brasília

O município de Baixo Guandu é mais uma vez destaque em nível nacional, desta feita na área de Saúde: três trabalhos desenvolvidos por agentes locais de combate à endemias foram selecionados entre milhares de todo o país e vão ser apresentados esta semana, em Brasília, durante congresso nacional de secretários municipais de saúde.

São apenas 150 trabalhos selecionados em todo o Brasil, entre milhares de inscritos, e Baixo Guandu conseguiu estar presente com três estudos relacionados a arboviroses – que são doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika Virus, febre chikungunya e febre amarela.

“Trata-se de uma vitória excepcional para Baixo Guandu, com seleção de três trabalhos realizados por nossos agentes de combate a endemias”, explicou ontem o coordenador da Vigilância em Saúde, Azemar de Carvalho, que foi o tutor (orientador) destes estudos , depois da realizar curso específico em Campinas (SP).

A secretária municipal de Saúde Terezinha Bolzani também ressaltou o destaque alcançado pelos agentes de  combate a endemias de Baixo Guandu. “Só temos que parabenizar aos agentes pelo esforço e dedicação, bem como ao tutor dos trabalhos, o coordenador da Vigilância Azemar de Carvalho”, disse a secretária.

Hoje (01/07) a secretária Terezinha Bolzani  já viaja a Brasília, para participar do Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde. Amanhã também embarcam para a capital federal o coordenador da Vigilância Azemar de Carvalho e os agentes que tiveram os trabalhos selecionados: Wadson Basílio Gomes, Kaio Emanoel Antonio Galdino Ribeiro e Luiz Manoel Lopes.

Os Trabalhos

Os trabalhos selecionados em nível nacional que serão apresentados em Brasília são os seguintes:

Agente de Combate a Endemias Wadson Basílio Gomes:
“ Proposta de intervenção  no controle da dengue, zika vírus , febre Chikungunya e febre amarela no município de Baixo Guandu (ES), na Estratégia Saúde da Família São José”.

Agente de Combate a Endemias Kaio Emanoel Antonio Galdino Ribeiro:
“ Enfrentamento ao alto índice de prédios públicos com focos do mosquito aedes aegypti  no município de Baixo Guandu-ES”.

Agente de Combate a Endemias Luiz Manoel Lopes:
“Enfrentamento ao alto índice de infestação predial do mosquito aedes aegypti em depósitos inservíveis, através de mutirão de limpeza no município de Baixo Guandu-ES”.