Três fanfarras de escolas guanduenses vão abrilhantar festas em Colatina, Linhares e Pancas

Conhecida regionalmente como a cidade que tem as melhores fanfarras em escolas municipais, Baixo Guandu vai estar presente, amanhã (22/08) e na quinta-feira desta semana, em festividades nos municípios de Colatina, Linhares e Pancas.

As fanfarras das escolas João Júlio Cardoso, Benevenuto Gobbo e Elza Ewald de Oliveira, do KM 14, vão abrilhantar amanhã pela manhã o desfile comemorativo aos 97 anos de emancipação do município de Colatina.

Na parte da tarde, a fanfarra da escola João Júlio, localizada no bairro Valparaíso, segue para Linhares, onde fará parte do desfile cívico comemorativo aos 218 anos de fundação daquele município. E na quinta-feira a fanfarra da escola Elza Ewald vai a Pancas se apresentar na festa da Fundação Pestalozzi, pelo terceiro ano consecutivo.

As fanfarras das escolas Benevenuto e Elza Ewald já tem mais experiência em apresentações fora do município, mas este ano a fanfarra da escola João Julio, que tem se destacado nos últimos anos em apresentações em Baixo Guandu e Aimorés, recebeu convites para se apresentar em Colatina e Linhares.

“Os alunos estão entusiasmados com a viagem para estas duas cidades e com certeza vão fazer belas apresentações”, explicou a diretora Áurea Soares Nascimento, que agradeceu ao apoio da secretária municipal de Educação no transporte dos alunos. “Levamos o convite para a secretária Cenira e ela deu todo o incentivo para a escola João Júlio Cardoso”, disse a diretora Áurea.

A fanfarra da escola possui 47 componentes e é treinada pelo instrutor de música da Prefeitura Luiz Mathias dos Santos Junior, que também dirige a banda Lyra Guanduense.

Ainda este ano Baixo Guandu vai receber um novo incentivo para equipar melhor suas bandas e fanfarras. Uma verba de R$ 100 mil, fruto de emenda parlamentar, já foi liberada para compra de uniformes e mais instrumentos musicais, o que deve acontecer já nas próximas semanas.

A população de Baixo Guandu já se acostumou, neste mês de agosto, com o rufar dos tambores das fanfarras municipais no período da tarde e da noite. São as escolas treinando com dedicação para oferecer um belo espetáculo no desfile de 7 de setembro, que é uma tradição na cidade.

A fanfarra da escola João Júlio vai se apresentar amanhã nas cidades de Colatina e Linhares

A escola Benevenuto volta amanhã para apresentação no desfile de Colatina, onde é conhecida e faz sucesso

Fanfarra da escola Elza Ewald: apresentação amanha em Colatina e na quinta-feira (23/08) na cidade de Pancas