Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Tuberculose: saiba mais sobre a doença

Nesta segunda-feira, dia 17 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose. No Brasil, em 2013, 5.788 pessoas morreram vítimas da doença segundo dados do Ministério da Saúde.

A doença

A tuberculose é transmitida pelo contato com pessoas infectadas, através da tosse ou espirro. Com a cheia de rios, por exemplo, muitas pessoas ficam desabrigadas e alojadas em lugares pequenos e sem ventilação. Com isso, o contágio da doença pode ser agravado, devido ao convívio de várias pessoas no mesmo espaço.

A tuberculose ataca em qualquer parte do corpo, o que pode dificultar a detecção da doença. O diagnóstico é feito através do teste de escarro. O exame fica pronto em até 24 horas.

Tratamento

No país, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a prevenção e o tratamento para a doença. Durante o período de vacinação a BCG serve para imunizar as crianças. O tratamento para as pessoas que possuem a tuberculose é feito à base de antibióticos 100% eficazes.

Durante os dez primeiros dias de tratamento os sintomas da doença são minimizados, no entanto, não pode haver abandono. A cura leva seis meses, e em alguns casos, o paciente acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.
 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Texto: Eduardo Candeias