Uniformes escolares da rede de ensino de Baixo Guandu são produzidos na cidade

A Prefeitura de Baixo Guandu, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico trouxe mais uma conquista para os guanduenses. Grupos de costureiras da cidade estão produzindo uniformes escolares para que os alunos da rede de ensino já desfilem com as novas peças no dia 07 de setembro.

Através de licitação para contratação de empresa a Prefeitura conseguiu através de negociação que o fornecedor da confecção de uniformes utilizasse mão de obra da cidade. “Pela primeira vez a Prefeitura usa mão de obra local para a confecção de uniformes escolares. Isso além de respeito a comunidade faz circular riquezas aqui, aquecendo a economia, garantindo trabalho e renda a dezenas de pessoas”, disse Neto Barros, Prefeito do Município.

As costureiras receberam treinamento e capacitação, além de apoio da administração e estrutura para realizarem o serviço. São dois grupos trabalhando a todo vapor para entregarem os uniformes no prazo. Um grupo de costureiras trabalha no Centro de Baixo Guandu e um segundo grupo em Mascarenhas.

Para Dona Jussara, moradora de Mascarenhas, a oportunidade de trabalhar com essa demanda traz esperança para novos trabalhos. “Esse trabalho é a realização de um sonho de muitos anos. Aqui as mulheres não tem trabalho a não ser na roça, aqui a gente pega café, e trabalhando assim algumas consiguiram até fazer faculdade, estudar. Esperamos poder conquistar mais para nosso bairro, sem precisar sair daqui”, disse.

E com os uniformes bem feitos a empresa contratada já sinalizou que manterá contato com as costureiras do Município para confecção de novos trabalhos. E para a Secretaria de Desenvolvimento outro objetivo é formar uma cooperativa. “Outro sonho que queremos realizar com elas é a cooperativa de costureiras em Baixo Guandu. Estamos apoiando e incentivando esta iniciativa para que este sonho se realize e, com isso, surjam novas oportunidades de geração de emprego e renda”, contou o Secretário Clovis Rodrigues.

No dia 07 de setembro será possível conferir os unifomes nos alunos durante o desfile da Independência. “Vai ser muito bom, traz muita dignidade ver as crianças com os uniformes que nós estamos fazendo”, falou Dona Jussara.

Assessoria de Comunicação – PMBG

Elaine Zambon