Universitários do curso de Ciências Biológicas ajudam na Coleta Seletiva em BG

Com o objetivo de preservar o Meio Ambiente e levar qualidade de vida para toda a população do Município, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente firmou uma parceria com os alunos do Curso de Ciências Biológicas da UNIPAC/Aimorés-MG. Os universitários participaram de uma capacitação e, auxiliados por uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, puderam ter a experiência de contato com os moradores, informando-os sobre a importância da separação correta de resíduos.

Os voluntários e a equipe de técnicos da prefeitura auxiliam e preparam todo o material a ser distribuído na comunidade. Os parceiros do projeto entram na fase de conscientização com o contato direto ao morador e a entrega dos kits que contêm adesivo, folder e 60 sacolas para a separação de lixo.

O trabalho da Coleta Seletiva começou em fevereiro deste ano nos Bairros Centro e Operário, abrangendo cerca de 2.250 famílias. Para o próximo ano o objetivo é atender um número maior de bairros e famílias, com a mobilização maior de voluntários.

A Coleta do Lixo Úmido é realizada diariamente pelo caminhão compactador.

Já a coleta do Lixo Seco e Rejeitos acontecem nas datas e horários conforme tabela abaixo:

Avenidas 10 de Abril e Carlos de Medeiros
Segunda a sexta-feira a partir das 18h, sábado a partir das 13h

Centro e Operário
Demais ruas do Centro e ruas do bairro Operário
Segunda, quarta e sexta-feira a partir das 13h40

Coleta Seletiva
O projeto de Coleta Seletiva foi umas das ações do Programa de cumprida em 2014, seguindo recomendações do Termo de Compromisso Ambiental (TAC). A coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis que foram previamente separados do lixo comum pela população. Ao ser colocado em prática, ela permite que o vidro, o papel, o plástico e os metais existentes nos objetos descartados sejam utilizados na confecção de novos produtos. O reaproveitamento reduz a quantidade de resíduos que é destinada ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil e preservando o meio ambiente.

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br