Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Usina de Aimorés inicia amanhã testes com sirenes, em Guandu, dentro do Plano de Ação e Emergência

Atendendo ao que determina a legislação, a Usina Hidrelétrica de Aimorés vai iniciar, amanhã, (23/10) os primeiros testes das 9 sirenes instaladas no perímetro urbano de Baixo Guandu, medida  que faz  parte de um treinamento denominado Plano de Ação de Emergência – que pode ser colocado em prática num hipotético caso de rompimento da barragem ou para emergências que necessitem de evacuação.
 
A Usina de Aimorés, no entanto, é segura, de acordo com a Agência Nacional de Energia, sendo classificada na categoria de Baixo Risco (B), indicando que possui todas as condições de segurança necessárias para o seu funcionamento.
 
O Plano de Ação e Emergência (PAE) é uma exigência de lei federal que está sendo implementado, em nível de país, em todas as comunidades localizadas abaixo das barragens. Aimorés e Baixo Guandu receberam ao todo 23 sirenes de alerta e dezenas de placas indicando rotas de fuga em caso de um desastre na barragem capaz de provocar inundação.
 
Durante o mês de outubro as populações de Baixo Guandu e Aimorés vão ouvir estas sirenes, sempre em período diurno apenas como teste. No mês de novembro, as duas comunidades realizarão testes simulados de fuga, em datas a serem confirmadas. 
 
Os coordenadores do PAE estão envolvidos na implantação do programa há várias semanas, tendo feito 10 reuniões nas comunidades e contado com ajuda e orientação da Defesa Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
 
A Aliança Energia reafirma que o som das sirenes não deve ser motivo de preocupação, porque se trata apenas de um teste. A Usina de Aimorés é segura, e todo o treinamento a ser realizado faz parte apenas da prevenção em caso de alguma emergência.
 
Em Baixo Guandu, as 9 sirenes instaladas e as dezenas de placas indicando rotas de fuga trouxeram algumas dúvidas sobre a segurança da barragem da Usina Hidrelétrica de Aimorés. Porém se trata apenas de medidas preventivas, que atendam ao cumprimento de leis federais que tratam da segurança da população em caso de emergência.