Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Vacina contra Hepatite A entra no calendário infantil

Crianças entre um ano a menores de dois anos passarão a receber uma dose da vacina contra a Hepatite A. O Ministério da Saúde incluiu a vacina no calendário infantil. A previsão é que a partir do dia 14 de julho as primeiras doses já estejam disponíveis nos 78 municípios do Espírito Santo. Inicialmente serão enviadas para o Estado, 16.500 doses.

A inclusão da vacina contra a hepatite A no calendário de imunização infantil faz parte de um plano mais abrangente do Ministério da Saúde para prevenção e controle das hepatites virais. 

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que todos os anos 1,4 milhão de casos ocorrem no mundo todo. O Brasil é considerado área de risco para a doença porque pesquisas mostram que mais de 90% da população maior de 20 anos teve algum tipo de exposição ao vírus. No Espírito Santo, 42 pessoas foram notificadas com a doença no ano passado.

Saiba mais

– A hepatite A é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da hepatite A, 

que produz inflamação e necrose do fígado. 

– A forma de contágio da hepatite A é fecal-oral, por contato de pessoa a pessoa, ou por meio de água e alimentos contaminados.

– A hepatite A não tem tratamento específico. A recuperação dos sintomas, após a infecção, pode demorar várias semanas ou meses. A higiene das mãos ou na manipulação dos alimentos é a principal forma de prevenção.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias
Fabiano Damasceno
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914
Edição: Fabiano Damasceno