Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Vacinação contra a gripe tem boa movimentação e segue até o dia 1º de junho

Com 14 locais atendendo ao público, incluindo a sede e o interior, a vacinação contra a gripe em Baixo Guandu está tendo uma excelente procura, com expectativa de imunizar aproximadamente 10 mil pessoas até o final da campanha, em 1º de junho próximo.
 
Na primeira semana de vacinação, que começou no dia 23 de abril, mais de 2 mil pessoas já haviam procurado os postos em busca de atendimento.
 
 A campanha segue normalmente de segunda a sexta-feira, mas existe ainda o chamado dia “D” da vacinação, marcado para 12 de maio, um sábado, quando uma grande mobilização vai acontecer em Baixo Guandu para atingir a meta de imunização.
 
Devem se vacinar contra a Influenza, o vírus da gripe, idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores na área de Saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas com até 45 dias após o parto. Também devem se vacinar pessoas com doenças crônicas, como o diabetes.
 
A coordenadora de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Gislaine Apolinário de Oliveira Mardones, explicou a importância do público alvo procurar os postos, evitando assim as consequências da doença, lembrando que a vacina não é só destinada aos idosos. 
 
Gislaine informou que a procura nos locais de vacinação está dentro da expectativa, mas mesmo assim acontecerá em Baixo Guandu o chamado dia “D”, em 12 de maio, quando todos os esforços serão concentrados para atingir o maior público possível.
 
A vacina disponível na rede pública em Baixo Guandu é trivalente, ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no hemisfério Sul, o H1N1, o H3N2 e o Influenza B.