Vacinação contra febre amarela começa pelo interior, na próxima segunda, dia 23

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje pela manhã o calendário de vacinação contra a febre amarela, que vai ser realizada em Baixo Guandu como medida cautelar, em função da ocorrência de doença com dezenas de casos confirmados em Minas Gerais.

Baixo Guandu recebe até amanhã 17.400 doses da vacina e igual quantidade chegará à cidade até o início da próxima semana. As mais de 35 mil doses representam quantidade suficiente para imunizar toda a população.

Por recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, a vacinação começará pelo interior, uma vez que 20 macacos já haviam sido encontrados mortos nesta área em Baixo Guandu até a manhã de ontem. O macaco é o hospedeiro do vírus da febre amarela, mas a transmissão da doença acontece somente através de picada de mosquito.

Mais uma vez a Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação de Vigilância advertiram  que não há motivo para alarde em torno da doença. A vacinação será realizada prioritariamente no interior, e na sede de Baixo Guandu está previsto o início da imunização na próxima quinta-feira, dia 26 de janeiro.

O calendário de vacinação é o seguinte:

Várias equipes estão sendo mobilizadas para fazer a imunização e a Secretaria Municipal de Saúde pede que as pessoas residentes no interior procurem o posto de vacinação mais próximo para serem atendidas.

Na sede do município, a vacinação deve iniciar na próxima quinta-feira, dia 26 de janeiro. Todos os postos de Saúde da cidade estarão abertos para atender à população.

A Secretaria Municipal pede a todos que comparecem aos locais de vacinação com a carteirinha de vacinação para verificar a necessidade de imunização.

Restrições
Existem algumas restrições para a tomada da vacina, sendo que a equipe responsável estará à disposição nos locais para esclarecer dúvidas. Entre as restrições constam:

• Crianças abaixo de 6 meses: não podem ser vacinadas;
• Mulheres grávidas: apenas com avaliação médica;
• Mulheres que estão amamentando: apenas se a criança tiver mais de 6 meses;
• Idosos com 60 anos ou mais: somente com avaliação médica.

A vacina contra febre amarela é também contraindicada para pessoas:
• Que tenham alergia a ovo e derivados;
• Que estejam em tratamento por HIV;
• Que estejam fazendo tratamento contra o câncer;
• Que tenham problemas de imunidade;
• Que usem determinados medicamentos como corticoides ou outros que comprometam a imunidade.

Se ainda houver dúvida, compareça aos locais de vacinação para ser orientado corretamente pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Quem por algum motivo não puder ser vacinado, a recomendação é do uso de repelentes, especialmente em áreas rurais.

Não há nenhum caso confirmado de febre amarela no Espírito Santo, mas seis pessoas internadas estão sob investigação. Um total de 26 municípios do Estado vão participar da campanha – todos aqueles que fazem divisa com Minas Gerais ou onde foram encontrados macacos mortos.

Assessoria de Comunicação PMBG
comunicacao@pmbg.es.gov.br