Vacinação em massa contra o sarampo e a poliomielite começa na próxima segunda-feira

O país inteiro vai se mobilizar entre a próxima segunda-feira, 6 de agosto, até o dia 31 numa campanha de vacinação em massa contra o sarampo e a poliomielite, que é popularmente conhecida como paralisia infantil.

Em Baixo Guandu, a Secretaria Municipal de Saúde está se preparando desde a semana passada para atingir em massa o público alvo, que são crianças entre 1 a menores de 5 anos. No dia 18 de agosto, vai acontecer o chamado “Dia D” da vacinação, com mobilização intensiva para imunizar as crianças.

A secretária municipal de Saúde, Lucinéia Seibel Storch, explicou que todos os postos de saúde do município, da sede e do interior, estarão preparados a partir da próxima segunda-feira para iniciar a campanha contra o sarampo e a poliomielite.

“Mesmo as crianças desta faixa etária que já receberam a vacinação devem ser levadas pelos pais aos postos de saúde para uma nova dose, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde”, explicou a secretária. Os pais devem levar a carteirinha de vacinação das crianças.

Uma das preocupações do Ministério da Saúde, com a campanha entre 6 e 31 de agosto, é o aparecimento de casos de sarampo no país, depois de uma longa ausência. Um balanço fechado no ultimo dia 25 de julho mostra a ocorrência de 822 casos de sarampo no país, com 5 mortes.

Já a vacinação contra a poliomielite tornou-se preocupação depois das últimas campanhas realizadas não terem atingido o índice de imunização esperado pelas autoridades. Há 30 anos não ocorrem casos de paralisia infantil no Brasil, mas permanece a preocupação com a doença e o melhor caminho para evitar é a vacinação.