Vale doa oxímetros para auxiliar no diagnóstico de coronavírus em postos de saúde

A partir desta segunda-feira, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Baixo Guandu, na sede e interior, estarão equipados com um oxímetro, aparelho utilizado para monitorar a quantidade de oxigênio transportado no corpo e considerado importante para uma avaliação inicial para diagnóstico de Covid-19.

A Vale fez a doação de 15 aparelhos de oximetria para adultos e mais 15 aparelhos para uso infantil, e entregou na sexta-feira (5/06) à Secretaria Municipal de Saúde de Baixo Guandu. Outros materiais como luvas, máscaras de proteção, sabonete líquido e aparelhos de medir pressão, além de móveis, também foram doados pela Vale e entregues na última sexta-feira.

A secretária municipal de Saúde, Terezinha Bolzani, explicou que os 30 oxímetros doados pela Vale serão distribuídos nos postos de saúde da sede e interior a partir de segunda-feira, ficando imediatamente disponibilizados para utilização das equipes de saúde.

A utilização do oxímetro é simples: não provoca qualquer tipo de dor, conectando-se o aparelho a um dedo ou lóbulo da orelha, através de um clipe, que mede na hora o quanto de oxigênio há no sistema vascular do paciente.

“Esta avaliação é importante em casos de síndrome gripal e o resultado imediato indica um dado importante para o profissional de saúde”, explicou a secretária Terezinha. Uma das consequências dos sintomas da COVID-19 é exatamente a baixa qualidade da oxigenação no sangue, que o oxímetro detecta neste exame que será feito nos postos de saúde de Baixo Guandu.

A secretária Terezinha informou também que o município possui hoje 12 equipes de PSF em ação, na sede e interior, com médico e demais profissionais de saúde. O atendimento continua normal nos postos de saúde, com atenção especial a síndromes gripais, que podem indicar a presença de coronavírus nos pacientes.

A doação da Vale, conforme a secretária de Saúde, veio em boa hora e só reforça o trabalho incansável que vem sendo realizado em Baixo Guandu no combate à pandemia de COVID-19.