Vem aí a Semana do Bebê em Baixo Guandu

Com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, vários municípios do País estão se mobilizando para realizar a Semana do Bebê, um evento que tem por objetivo tornar prioridade o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos de idade.

Em Baixo Guandu, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Esporte e Lazer, uma vasta programação começará a ser realizada a partir da próxima quarta-feira (20) em todo o município.

Até o dia 26 de maio, todos os dias serão realizadas atividades com crianças e suas famílias, com informações, oficinas e atividade lúdicas, com foco nos cuidados da família e do bebê, fortalecendo, assim, os vínculos familiares e comunitários.

Veja abaixo a programação:

20 de Maio (quarta-feira)

Abertura oficial da Semana do Bebê de Baixo Guandu-ES

08h Abertura oficial da semana do bebê no Município de Baixo Guandu-ES com a participação de autoridades e sociedade civil, e em seguida abertura da X Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com Participação da Banda Municipal e apresentações culturais.

Público Alvo: Toda a sociedade civil e poder público.

10h e 30m  Programa de Rádio 87,9FM sobre a semana do Bebê (Secretária de Assistência Social Marta Luzia Benfica)

Local: Clube Canaã – Praça Getulio Vargas – Centro de Baixo Guandu

21 de Maio (quinta-feira)

07h às 11h Oficinas com as mães das creches municipais e da comunidade sobre o tema: Promoção da segurança alimentar e promoção da alimentação saudável e cuidados com o bebê.

Formadoras: Supervisoras/professoras das creches/Enfermeira do posto de saúde do bairro

Público alvo: Crianças das creches municipais e suas mães

Local: Creches Municipais da Zona Urbana e Rural

19h Palestra sobre alimentação na primeira infância

Palestrantes convidados: Bruno Moraes Dabus e Camila Sperandio Cott Leal (Nutricionistas)

Público Alvo: Pais dos Escolares da Primeira Infância

Local: Creche Cosme Damião – Bairro São Vicente

Mobilização na zona rural com a Equipe Volante do CRAS

9h às 11h Palestra realizada em parceria com a agente de saúde, enfermeira e equipe volante.

13h às 15h Roda de Conversa e customização de toalhas de mão utilizando patchwork para as mamães.

Público Alvo: Mamães beneficiárias do Programa Bolsa Família e sociedade civil interessada.

Local: Escola Municipal do Km 14

22 de Maio (sexta-feira)

Durante toda a semana do bebê serão desenvolvidas oficinas com as mães sobre a alimentação e nutrição infantil em todos os PSF’s, e a equipe de imunização da Secretaria de Saúde irá atualizar os cartões de vacinas das creches municipais.

8h e 30m Palestra sobre Os Benefícios do Parto Normal e Fortalecimento do Vínculo Mãe-Bebê.

Palestrante Convidada: Dra. Carmen Lucia Stinghel Mattedi

Público alvo: Gestantes

9h e 30m Palestra sobre as principais patologias que acometem a primeira infância.

Público alvo: Enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem, profissionais do NASF/NESF.

Local: Auditório do NESF

23 de Maio (sábado)

Mobilização no Centro de Baixo Guandu

8h às 12h Roda de Conversa, Atividades Lúdicas e Teatro de Fantoches.

Temas abordados: Direito da Gestante / A Importância do brincar / Saúde mãe-bebê

Público Alvo: Usuários do CRAS, CREAS e SCFV.

Local: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Baixo Guandu

24 de Maio (domingo)

Jogando pela 1ª Infância

9h Roda de conversa sobre a importância da participação do pai na gestação da mamãe e desenvolvimento do bebê

10h Futebol

Local: Quadra Poliesportiva de Baixo Guandu

14h Apresentação de Teatro infantil

Programação: Durante toda a semana do Bebê a equipe do hospital promoverá orientação à saúde e amamentação do bebê.

Público Alvo: Crianças que se encontram internadas na pediatria e seus familiares.

Local: Hospital Dr. João dos Santos Neves – Baixo Guandu-ES

25 de Maio (segunda-feira)

18h e 30m Palestra sobre a importância da imediata emissão da certidão de nascimento.

19h e 30m Sessão Pipoca: “O Renascimento do Parto”. Após o filme teremos uma roda de conversa sobre a humanização do parto.

Público Alvo: Grupo de Grávidas do CRAS de Baixo Guandu e Sociedade Civil interessada.

Local: Canaã Social Clube

26 de Maio (terça-feira)

13h às 16h – Palestra Família Brasileira Fortalecida – UNICEF

Palestrante Convidada: Isabel Abelson do Selo UNICEF

Objetivo: Capacitar e explicar os cuidados necessários com as crianças desde a gestação até 06 anos de idade, período de vida determinante para o desenvolvimento integral de meninas e meninos.

Público Alvo: Agentes de saúde da zona urbana e rural, assim como equipe técnica interessada.

Local: Auditório do NESF

19h – Encerramento da Semana do Bebê:

Encerramento com a presença e fala das autoridades e explanação dos resultados esperados e alcançados durante a semana do Bebê em nosso município. Entrega de kits, sorteios, brindes, desfile com mamães e bebês, premiação com título do Bebê Prefeito ao primeiro bebê que nascer de parto normal no período da semana do bebê, entrega do prêmio ao bebê mais votado através do concurso de foto de bebê municipal. Brincadeiras lúdicas, pintura de rosto, pula-pula, pipoca e algodão-doce para as crianças, e apresentações culturais.

Local: Praça São Pedro – Centro de Baixo Guandu-ES

Assessoria de Comunicação PMBG