Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Vigilância Ambiental alerta para cuidados com escorpiões

Nesta época do ano, devido às alterações climáticas, em algumas regiões é comum o aparecimento de escorpiões. O clima quente na maioria das vezes seguido de chuvas provoca a saída desses animais do seu habitat natural, em busca de um lugar com clima ameno para se instalar, geralmente terrenos baldios, entulhos, locais com higiene precária são ótimos criadouros de escorpiões.

 

Agentes da Vigilância Ambiental de Baixo Guandu fazem um alerta sobre os cuidados e orientam a população sobre como evitar o aparecimento desse animal nas residências:

– Na área externa do domicílio manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar;

– Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados, e entregá-los para o serviço de coleta. Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Eliminar fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados;

– Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade, etc;

– Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado;

– Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões;

– Rebocar paredes externas, internas e muros para que não apresentem vãos ou frestas;

– Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha;

– Reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas;

– Telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques; Telar aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos vedados; Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados.

Nos casos de acidentes, a equipe orienta a vítima a procurar um hospital o mais rápido possível levando o exemplar do animal que causou o ferimento, para que os profissionais de saúde possam identificá-lo e indicar a melhor conduta para o caso.

 

 

Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish
Skip to content