Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Vigilância em Saúde aponta aumento de casos de dengue e chikungunya na cidade

Um novo levantamento divulgado ontem (22/04) pela Vigilância em Saúde, apontou um aumento significativo de casos de dengue e Chikungunya em Baixo Guandu a partir do dia 12 de abril.
E mais uma vez a Vigilância dirigiu um apelo aos guanduenses para entrar na luta contra a água parada, que propicia a proliferação do mosquito aedes aegypti, vetor que transmite estas duas doenças.
 
“Quase todo mundo está preocupado com a pandemia de coronavírus, mas não devemos esquecer que a dengue também mata”, disse ontem o coordenador da Vigilância em Saúde Azemar de Carvalho. Ele lembrou que 80% dos focos do mosquito estão dentro de quintais e residências e “todos temos que ficar em alerta para eliminar a água parada”.

Em Baixo Guandu, desde janeiro de 2020, a Vigilância aponta 33 casos de dengue confirmados na cidade, mas outras 103 ocorrências estão em investigação. Até o inicio da semana passada este número era menor: 25 casos positivos, o que mostra um aumento significativo de casos.

O mesmo acontece com a Chikungunya, que também é transmitida pelo mosquito aedes aegypti: até a semana passada eram 7 casos positivos e ontem (22/04) este número subiu para 12 casos. Outra doença transmitida pelo mosquito, a zika, ainda não tem casos registrados em Baixo Guandu em 2020.

O maior número de casos de dengue e Chikungunya está concentrado nos bairros Centro, Sapucaia, São José e Operário.

O relatório divulgado ontem pela Vigilância em Saúde aponta a seguinte situação em Baixo Guandu em 2020:
 
Dengue


Notificados: 169
Confirmados: 33
Descartados: 33
Em Investigação: 103
 
Zika


Notificados: 8
Confirmados: 0
Descartados: 1
Em Investigação: 7
 
Chikungunya


Notificados: 54
Confirmados: 12
Descartados: 6
Em Investigação: 36
 
Obs.: Aumento de casos no Centro, Sapucaia, São José e Operário.

Relatório: 01/01/2020 até o dia 22/04/2020

Ações de prevenção contra o mosquito: