Vigilância em Saúde, PM e fiscais de posturas orientam o fechamento de lojas na cidade

Uma força tarefa composta pela Policia Militar, agentes da Vigilância em Saúde e fiscais de posturas da Prefeitura de Baixo Guandu percorreu na tarde de hoje (06/04) o comércio da cidade por volta das 14 horas, orientando aos lojistas sobre o cumprimento do decreto do Governo do Estado que proíbe determinados setores a funcionar por causa da pandemia de coronavírus.

O comandante da PM, capitão Wagner Batista e o chefe da Vigilância em Saúde, Azemar de Carvalho, comandaram pessoalmente a operação.

“Não houve resistência dos comerciantes e todos aqueles que estavam funcionando irregularmente acataram nossa orientação”, explicou o chefe da Vigilância Azemar de Carvalho.
Há 15 dias o governador Renato Casagrande adotou o fechamento parcial do comércio em todo o Estado como forma de evitar aglomerações e, consequentemente, a disseminação do coronavírus. O prefeito Neto Barros também fez decreto na área municipal, na mesma linha da orientação do Estado.

Nesta segunda-feira pela manhã, no entanto, um bom número de lojas abriu as portas em Baixo Guandu, contrariando a determinação do Governo do Estado, o que provocou um forte movimento na área comercial da cidade.

Diante deste quadro houve a necessidade da intervenção da Policia Militar e da Vigilância em Saúde. Aqueles que estavam funcionando irregularmente atenderam a orientação e fecharam as portas.

Estão autorizados a funcionar no comércio apenas aqueles serviços considerados essenciais, como supermercados, postos de combustíveis, padarias, casas lotéricas, cuidados animais, lojas de alimentos, farmácias, distribuidoras de gás e água.

O decreto do Governo do Estado autorizou a partir de hoje também o funcionamento de casas de material de construção, oficinas mecânicas , revendedoras de veículos e lojas de peças automotivas, entre 10 e 16 horas. Também estão liberadas para funcionar lojas de chocolate e serviços de estética e beleza.