Baixo Guandu: Triagem para o Programa de Assistência Dermatológica (PAD)

A prefeitura de Baixo Guandu por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará entre os dias 22 de junho e 6 de julho, a triagem do Programa de Assistência Dermatológica (PAD), que estará atendendo no Núcleo Estratégia de Saúde da Família (Nesf), localizado na Rua Dr. Hugo Lopes Nale, Centro, nos dias 9 e 10 de julho de 2022.

Esse ano, devido à COVID-19, será necessário passar por uma triagem, podendo ser agendada pelos agentes comunitários de saúde ou pelo telefone (27) 3732 – 8900 (Vigilância em Saúde).

Locais e dias de atendimento da triagem:

“Casa Amarela”
Dias: 22 e 23/06/2022 e 01, 04, e 06/07/2022 — Das 8h às 15h.
Rua Madame Albertina Holz (Próximo à antiga Fick Diesel).

Unidade de Saúde da Família — Alto Mutum Preto
Data: 24/06/2022 — Das 8h às 15h.

Unidade de Saúde da Família — KM 14
Data: 27/06/2022 — Das 8h às 15h.

Unidade de Saúde da Família — Vila Nova do Bananal
Data: 28/06/2022 — Das 8h às 15h.

Unidade de Saúde da Família — Ibituba
Data: 30/06/2022 — Das 8h às 15h.

Documentos Necessários:
CPF;
Cartão Nacional do SUS;
Medicamento em uso;
Documento de identificação com foto.

Sobre o Programa

O PAD é um programa de extensão que auxilia a população rural na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do câncer de pele, além de fornecer informações de como se proteger da doença. Seus pacientes são lavradores descendentes de imigrantes europeus, principalmente pomeranos, italianos e alemães.

Devido à etnia e à exposição à luz solar durante o trabalho, essencialmente agrícola, os lavradores possuem um risco elevado para o desenvolvimento de câncer de pele. A doença corresponde a 25% dos tumores malignos registrados no Brasil e, quando detectado no início, tem grandes chances de cura.

O mutirão para rastreamento de câncer de pele é desenvolvido por meio da parceria entre a Prefeitura de Municipal de Baixo Guandu (PMBG), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Atendimento à imprensa:
Tel.: (27) 3732 – 8900