Municipalização melhorará o trânsito em Baixo Guandu
A Prefeitura de Baixo Guandu, caminha para a municipalização do trânsito na cidade. No processo de municipalização, já foram cumpridas todas as etapas pela gestão municipal, junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES) do Governo do Estado do Espírito Santo.
Recentemente a administração municipal recebeu a autorização para a municipalização do trânsito no município. Na época, foram realizadas visitas técnicas pelos membros do Conselho Estadual de Trânsito do Estado do Espírito Santo (Cetran-ES), órgão colegiado é formado por representantes de órgãos, entidades, consultivo e normativo, e apresentou também condicionantes que foram totalmente cumpridas pela administração municipal.
Mais detalhes sobre a municipalização do trânsito, leia a entrevista, com Kleidson Pimentel, Chefe de Operação e Fiscalização de Trânsito do município.
Quando deu início a tramitação da municipalização do trânsito em Baixo Guandu?
Resposta — A solicitação para a municipalização do trânsito em Baixo Guandu, foi no dia 17 de agosto de 2022.
Quem participou do processo de municipalização?
Resposta — Participaram desse projeto, o consultor Renann Bragatto, Kleidson Pimentel (Chefe de operação e fiscalização de trânsito) e o Prefeito Lastênio Cardoso.
Quais órgãos que participaram da municipalização?
Resposta — Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-ES) e Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).
Com a municipalização, o trânsito melhorará na cidade?
Resposta — O trânsito vai melhorar em todo, com a organização de trânsito, que irá melhorar o fluxo, evitando acidente, como também o estacionamento na cidade será rotativo, onde os munícipes e pedestre poderá caminhar na cidade com mais segurança.
Como será desenvolvido o trabalho de trânsito?
Resposta — Até presente momento, já foram realizando várias demandas burocráticas para realização do concurso dos agentes municipais de trânsito, e também o processo para o estacionamento rotativo.
Como a população pode contribuir na melhoria do trânsito?
Resposta — Respeitando a sinalização de trânsito, e ajudando na educação do trânsito que será implantado em breve pela prefeitura, antes de qualquer trabalho de fiscalização realizada pela administração municipal.
A municipalização atenderá também o interior?
Resposta — Claro que sim, vamos olhar com carinho o trânsito no município, mesmo sabendo que o maior fluxo de veículos e na sede.
O que a prefeitura fará em relação à educação de trânsito?
Resposta — No mês da Campanha Setembro Amarelo de 2022, foi criado pela Prefeitura, o Departamento de Educação de Trânsito em Baixo Guandu, e deu início o trabalho educacional em algumas escolas do município, ensinado as nossas crianças a importância de respeitar a sinalização de trânsito.