Fórum Municipal de Política de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais é Criado em Nossa Cidade.

Na última quata-feira, 23 de outubro de 2024, foi criado o Fórum Municipal de Política de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), um marco histórico na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ em nossa cidade. Este fórum representa um movimento civil e social que busca não só promover a aceitação das pessoas LGBT, mas também lutar pela igualdade e justiça social.

A criação do Fórum é um passo fundamental na construção de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos e cidadania dessa população. Com a crescente necessidade de se combater o preconceito e a violência, o Fórum terá um papel essencial na conscientização contra a homofobia, além de buscar maior representatividade das pessoas LGBT em diversos setores da sociedade civil.

Diretoria Formada

A diretoria do Fórum foi formalmente eleita e ficou composta pelos seguintes membros:

• Dayane Sara Paixão – Presidente
  • Larissa Ferreira de Souza – Vice-presidente
  • Kauam Pereira Amancio de Oliveira – 1º Secretário
  • Vanilda Soares Pinto – 2º Secretária
  • Vinicius dos Santos Soares – Tesoureiro
  • Deise Littg – 2ª Tesoureira

1ª Conferência LGBTQIA+: Diálogo entre Poder Público e Sociedade Civil

Durante o evento, foi discutida a realização da 1ª Conferência LGBTQIA+, um espaço destinado ao debate e à formulação de políticas públicas para essa população. Essas conferências têm se consolidado como instâncias formais que buscam a promoção da cidadania e a garantia dos direitos LGBTQIA+, fortalecendo o diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada.

A Conferência terá como base os princípios da transversalidade, interdependência e indivisibilidade dos Direitos Humanos. O tema principal proposto, “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, reforça o compromisso com a formulação de políticas inclusivas, a fim de garantir que os direitos dessa população sejam respeitados e promovidos em todas as esferas da sociedade.

Um Movimento Pela Igualdade

O Fórum Municipal será uma importante ferramenta de transformação social em nossa cidade. Em meio a ondas de preconceito e intolerância, essa iniciativa surge como um símbolo de resistência e luta por uma sociedade mais justa e igualitária. A criação do Fórum é uma vitória não apenas para a comunidade LGBTQIA+, mas para toda a cidade, que dá um passo significativo rumo à construção de um futuro mais inclusivo e acolhedor para todos.

O próximo passo será a articulação de ações que reforcem a participação social na proposição e monitoramento das políticas públicas para a população LGBTQIA+, além de promover diálogos e iniciativas que combatam a discriminação e a violência, e assegurem o respeito à diversidade.