BAIXO GUANDU PRESENTE NO LANÇAMENTO DA AGENDA ESTRATÉGICA LÍDER DO SEBRAE

Nesta quinta, 24 de outubro, no Shopping Moda Brasil, aconteceu o lançamento da Agenda Estratégica de Desenvolvimento – Líder Sebrae, que foi construída em conjunto pelos 13 municípios participantes da Região Centro Oeste: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e Vila Valério.

O LIDER é um programa de mobilização, qualificação e integração de lideranças que estima o alinhamento de demandas e convergência de políticas públicas, com ênfase na criação de um ambiente de negócios favorável para o desenvolvimento da região, com foco principal nas micro e pequenas empresas. Esse programa foi construído após a realização de 8 encontros com representantes de todos os municípios que definiram as ações a serem desenvolvidas pelos municípios pelo menos até 2040.

Dentro das ações, destacam-se três principais MACRO OBJETIVOS: I – Gestão Integrada e Infraestrutura; II – Turismo e Identidade Territorial; III – Inovação e Empreendedorismo.

Para a Representante do Sebrae, Carla Bortolozzo o Programa Lider NoroestES teve uma agradável surpresa, que foi o engajamento de todos os municípios, construindo uma agenda muito bem estruturada. “Foi construída uma ferramenta muito robusta com um plano bem estruturado, envolvendo toda a governança local, que já vem criando alianças fortes, que contribuirão para o crescimento de toda a região. Esse resultado nos deixa muito satisfeitos.” Completou Carla.

O Produtor Rural e Ex-vereador de Baixo Guandu, José Luiz Oliveira, participou da construção da agenda e afirmou estar animado com os resultados que podem ser alcançados: “Participar do Programa LIDER foi um prazer imenso. Aprendi muito sobre o desenvolvimento regional, unindo forças, alcançaremos nossos objetivos e atenderemos os anseios de todos”. Afirmou Oliveira.

Próximos Passos

Cabe agora aos municípios, a manutenção e ampliação dessa agenda estratégica, e de um processo continuado de discussão pelos agentes de desenvolvimento locais, visando colocar em prática os objetivos principais da agenda, que juntamente ao Sebrae, buscam o crescimento em conjunto, de todos os municípios da Região.