Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

AGENTES DE SAÚDE REALIZA PANFLETAGENS SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS.

À Secretaria de Saúde, promoveu uma panfletagem nesta segunda-feira (15), sobre formas de prevenção e contaminação da AIDS. As Agentes Comunitárias de Saúde realizaram a ação pelas ruas da cidade.

A AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico do homem, permitindo que seu organismo fique fragilizado, podendo ser contaminado com o vírus de várias outras doenças. O vírus responsável pela doença é o HIV (vírus humano da imunodeficiência), fazendo da AIDS a quarta doença que mais causa morte no mundo.

Transmissão

– o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;

– relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;

– compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;

– transfusão de sangue contaminado;

– instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;

– da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Tratamento

Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).

A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.