Alunos da Escola de Tempo Integral – EMEFTI Governador Lacerda de Aguiar em Visita ao Planetário de Vitória.
Os olhares curiosos e brilhantes dos alunos do 4º e 5º ano da EMEFTI Governador Lacerda de Aguiar foram o destaque da manhã de ontem, 13/09, no Planetário de Vitória-ES, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Em uma emocionante visita educacional, as crianças mergulharam nas maravilhas do cosmos, enquanto se maravilhavam com a vastidão do universo que se desenrolava diante de seus olhos.
A visita técnica apoiada pela Prefeitura Municipal de Baixo Guandu, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, faz parte do projeto “Nosso Sistema Solar”, desenvolvido na disciplina de Ciências pelas professoras Bruna Trindade Bolsoni, Ingrid de Freitas Rizzi e Darliany Cândido Alves Nunes e se fundamenta na concepção de que o pensamento infantil tem a “essência cientista” que busca constantemente respostas para suas dúvidas e curiosidades. Muito do que sabemos sobre o universo, nosso planeta e outros astros passa pelo conhecimento do senso comum e o conhecimento científico e para compreender melhor sobre o universo é preciso observar, pesquisar e descobrir.
As crianças foram guiadas por especialistas em astronomia e estudantes do curso de Física que cativaram suas mentes com a história do universo e as constelações que pontilham nosso céu noturno. Eles viajaram através do tempo e do espaço, aprendendo sobre a evolução do sistema solar e a importância de preservar nosso planeta Terra. O entusiasmo das crianças era palpável, à medida que faziam perguntas e interagiam com as projeções astronômicas de última geração.
A visita ao Planetário de Vitória não apenas enriqueceu o conhecimento das crianças sobre o cosmos, mas também inspirou uma nova geração de exploradores espaciais e defensores do meio ambiente. Ao deixarem o planetário, os alunos carregavam consigo não apenas lembranças vívidas de estrelas e galáxias distantes, mas também uma compreensão mais profunda da importância de cuidar do nosso próprio planeta enquanto continuam a desbravar os mistérios do universo.
Este dia memorável no Planetário de Vitória serviu como um lembrete do poder da educação para inspirar e capacitar as mentes jovens a sonhar alto e trabalhar juntas em prol de um futuro mais brilhante.