Alunos do Projeto Social Atletas do Futuro participam das Finais da 17ª Copa Minas/Espírito Santo de Futsal

O Prefeito Lastênio Cardoso recebeu os alunos do projeto Atletas do Futuro II, realizado pela Associação Esportiva Social e Cultural (AESC), com patrocínio do Sicoob e apoio da Prefeitura de Baixo Guandu, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, para treinar estudantes das Escolas Públicas de Baixo Guandu na prática de Futsal e Futebol de Campo.

Os atletas vão disputar as finais da 17ª Copa Minas/Espírito Santo que acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro em Jacaraípe, na cidade de Serra/ES. A delegação é composta por 45 pessoas, contando atletas, comissão técnica, treinadores e responsáveis pelas crianças.

Categorias disputadas:

Futsal Masculino: Categorias Sub9 e Sub11

Futsal Feminino:  Categoria Sub17

O projeto é continuação do Projeto Atletas do Futuro, é coordenado pelo Professor Genair de Souza Ferreira e pelo Assistente de Treinamento Jackson Pereira Neves e conta com crianças de todos os bairros da cidade e alguns da zona rural, matriculados em escolas da Rede Municipal e Estadual, que tenham boas notas e frequência adequada.

Em conversa com os jovens, o Prefeito ouviu as demandas deles para seus bairros e falou sobre as melhorias que estão sendo desenvolvidas em cada localidade. Ele destacou a importância da prática de esportes na juventude aliada à educação, e afirmou que quando tinha a idade deles também jogava nos colégios onde estudou: “Precisa praticar esportes sim, mas sem esquecer da educação, por que só a educação vai garantir o futuro de vocês e bem longe das drogas.”

Lastênio disse ainda que sempre haverá apoio aos Projetos Sociais Esportivos em sua gestão: “Nós precisamos incentivar nossas crianças na prática de esportes, e assim desenvolver a disciplina e o respeito, além de ocupar o tempo dos nossos jovens, assim afastando eles das drogas.” Completou.

O Coordenador do Projeto, Genair falou sobre o campeonato: Com todo respeito aos adversários, vamos para o torneio para trazer o título, porém o mais importante é competir e sem esquecer da escola, por que só participa do projeto quem tem boas notas e vai bem na escola”.

O Assistente de treinamento do projeto Jackson Pereira Neves dos jovens agradeceu ao apoio da atual gestão para os projetos sociais e falou da importância dele para redução da violência a médio e longo prazo: “Se temos violência hoje em nosso município, é pela falta de apoio aos projetos sociais que existia no passado recente. As crianças que participam desses projetos não tem tempo para conhecer as drogas por que estão ocupados com coisas boas, e essa gestão valoriza de verdade os nossos projetos. Finalizou.